Câncer no Brasil: o que você precisa saber sobre incidência e prevenção

Câncer no Brasil: o que você precisa saber sobre incidência e prevenção
O câncer continua sendo um dos maiores desafios para a medicina e para os pacientes. A cada ano, milhares de brasileiros são diagnosticados com a doença, e a busca por maneiras de prevenir e tratar o câncer é uma prioridade constante na área da saúde. 
De acordo com as estimativas mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o ano de 2023, o Brasil deve registrar cerca de 625.940 novos casos de câncer. Isso significa que aproximadamente 285.000 homens e 341.000 mulheres serão diagnosticados com a doença. Sendo o câncer de mama, próstata, colorretal, pulmão e estômago os tipos mais comuns em ambos os sexos.

Câncer de mama e próstata

O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres, com uma estimativa de 66.280 novos casos em 2023, representando 29,4% dos diagnósticos em mulheres. No caso dos homens, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum, com previsão de 68.220 novos casos, o que equivale a 23,9% do total de casos masculinos.

Câncer colorretal, pulmão e estômago

O câncer colorretal aparece como o terceiro tipo mais comum em ambas as populações, com 32.190 casos em homens (11,3%) e 37.800 em mulheres (16,8%). Já o câncer de pulmão e estômago apresentam estimativas significativas, com 31.410 casos em homens e 19.980 em mulheres para o pulmão, e 12.250 casos em homens e 16.900 em mulheres para o estômago.

Prevenção do câncer no radar 

Prevenir o câncer é uma parte fundamental do combate à doença. Embora nem todos os casos possam ser evitados, a adoção de hábitos saudáveis pode reduzir significativamente o risco. Aqui estão algumas dicas importantes que podem ser adotadas para a prevenção:
  • Alimentação saudável: consuma uma dieta rica em frutas, legumes, grãos integrais e evite alimentos processados e ultraprocessados. Reduza o consumo de carne vermelha e processada;

  • Atividade física: mantenha-se fisicamente ativo. A atividade física regular está associada a um menor risco de câncer, além de promover a saúde em geral;

  • Evite o tabagismo: o cigarro é um dos principais fatores de risco para o câncer de pulmão e outros tipos de câncer. Parar de fumar é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde;

  • Consumo de álcool: o consumo excessivo de álcool está relacionado a vários tipos de câncer; 

  • Proteção solar: use protetor solar e evite a exposição excessiva ao sol, especialmente entre 10h00 e 16h00, quando os raios solares são mais intensos;

  • Vacinação: a vacinação contra o HPV e hepatite B pode prevenir o câncer de colo do útero e fígado, respectivamente;

  • Exames de rastreamento: realize exames de rastreamento de acordo com as orientações médicas. O diagnóstico precoce pode aumentar as chances de tratamento bem-sucedido.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, reforça a importância da prevenção e da detecção precoce na luta contra essa doença devastadora. 
Juntos, podemos fazer a diferença na redução das taxas de câncer no Brasil

Fontes: bbc.com/ rbc.inca.gov.br
Crédito da imagem: iStock.com/andreswd