Conheça os principais tipos de câncer e os métodos preventivos para evitar a doença

Conheça os principais tipos de câncer e os métodos preventivos para evitar a doença
A interação entre a predisposição genética e a exposição a fatores de risco pode ser um indicativo do desenvolvimento de câncer em um indivíduo. Neste caso, a prevenção contra a doença, não está atrelada à capacidade de evitá-la, mas sim, facilitar o diagnóstico precoce que pode aumentar as chances de cura e viabilizar a indicação de tratamentos menos invasivos. 

Realizar consultas de rotina é fundamental para promover de forma efetiva a prevenção, pois, por meio do acompanhamento médico, o indivíduo pode realizar os exames necessários para diagnosticar e rastrear dos principais tipos de câncer, que são:

Câncer de Próstata 
Os homens devem começar a fazer os exames preventivos de toque retal e laboratorial (dosagem PSA) a partir dos 50 anos de idade. O exame avalia possíveis alterações, e caso necessário, é possível fazer uma biópsia para avaliar tumores e indicar se são malignos. 

Câncer de Colo do Útero  
As mulheres devem passar por avaliações ginecológicas periodicamente para realizar o exame citopatológico de Papanicolau, essencial para diagnosticar alterações celulares decorrentes do vírus HPV ou mesmo a existência de lesões pré-malignas.

Câncer de Estômago
Neste caso, é preciso ficar atento aos sinais como dores de estômago e problemas com digestão, exames como ressonância magnética, ultrassonografia endoscópica e hemogramas podem ajudar no diagnóstico.

Câncer de Pulmão
O tabagismo costuma ser a principal causa para o desenvolvimento desta doença. Raio-X de tórax é o principal exame, que caso indique alterações, pode ser combinado à comparação de outros exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, broncoscopia e biópsia da lesão.

Câncer de Pele
É preciso estar atento ao aparecimento de lesões na pele, neste caso, o autoexame é fundamental. Para o diagnóstico é preciso analisar a coloração da lesão bem como realizar a biópsia para chegar à conclusão do laudo. O uso do protetor solar pode prevenir a doença.

Câncer de Intestino
Análise de sangue oculto nas fezes, estudos radiológicos, sigmoidoscopia e a colonoscopia, são os métodos mais importantes para a detecção desse tumor.

O acompanhamento médico é essencial, pois, somente especialistas podem solicitar os exames que são fundamentais no diagnóstico e na luta contra o câncer. 

Fontes: oncocentrocuritiba.cpm.br / labcepac.com.br
Crédito da imagem: iStock.com/SDI Productions