Dia da Saúde e da Nutrição: cuide da sua alimentação e viva mais

Dia da Saúde e da Nutrição: cuide da sua alimentação e viva mais

Uma alimentação saudável pode ser a chave para uma saúde plena. Afinal, quem come bem, de forma equilibrada e com itens naturais e nutritivos, fortalece o organismo para a prevenção de uma série de doenças.

O Dia da Saúde e da Nutrição (31/03) é celebrado para chamar a atenção da população sobre a importância da alimentação saudável e para a reflexão sobre as escolhas dos itens consumidos em cada uma das refeições do dia. Desde 2015, as iniciativas realizadas no país em comemoração à data têm como foco a importância da comida preparada em casa, utilizando alimentos naturais. 

Com a pandemia da covid-19, uma das mudanças pelas quais muitos brasileiros tiveram que passar diz respeito aos hábitos alimentares. Com o isolamento social e as pessoas passando mais tempo em suas casas, adaptações foram necessárias. De acordo com a pesquisa “Alimentação na pandemia - como a covid-19 impacta os consumidores e os negócios em alimentação”, realizada em abril de 2020 pela consultoria especializada em food service Galunion, em parceria com o Instituto Qualibest, 93% das pessoas, na época, estavam preparando comida no lar. Com a pandemia, 44% aumentaram o preparo de refeições em casa, 31% aumentaram a compra de alimentos para preparar em domicílio e 15% não faziam comida em casa e passaram a fazer pedidos de entrega de compras do mercado. 27% dos que já faziam disseram ter reduzido o pedido de delivery. 

Apesar de refletirem uma necessidade, esses dados mostram que boa parte da população está cozinhando em casa, e isso é positivo. Pois, assim, estão dando uma atenção maior ao preparo do que consomem, e sendo esses pratos mais saudáveis estão,  consequentemente, beneficiando a própria saúde de forma integral.

O poder dos alimentos
Muito além de manter a “barriga cheia” e satisfazer um desejo ou a vontade de comer alguma coisa, os alimentos são poderosos e cumprem um importante papel no funcionamento do organismo, influenciando diretamente na saúde.

É comprovado que a adoção de novos hábitos alimentares contribui para a prevenção de vários fatores de risco à saúde. Opções naturais como frutas, legumes, verduras, grãos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos são importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais e de outros compostos essenciais que ajudam a evitar doenças como obesidade, hipertensão arterial, alterações nos níveis de glicose e colesterol - sendo que algumas dessas enfermidades aumentam o risco de complicações da covid-19.

 A obesidade, por exemplo, é uma preocupação entre os brasileiros. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 96 milhões de pessoas em todo o país (60,3% da população adulta) apresentam IMC (Índice de Massa Corporal) maior que 25 kg/m², classificadas com excesso de peso.

Outros benefícios da alimentação saudável:

  • Mais energia e disposição para a prática de atividades diárias;
  • Melhora do sistema imunológico, prevenindo doenças infecciosas;
  • Redução dos riscos de doenças crônicas;
  • Melhor crescimento e renovação dos tecidos, principalmente pele, ossos e músculos;
  • Favorece a concentração e o bom funcionamento da memória;
  • Regula a produção de hormônios;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Melhora a qualidade do sono.

Como anda sua alimentação? Aproveite a data e faça uma reflexão!

Crédito da imagem: kerdkanno - iStock.