Novembro Azul: a saúde do homem precisa de atenção e cuidado

Novembro Azul: a saúde do homem precisa de atenção e cuidado
O câncer de próstata é uma das doenças que mais afetam os homens em todo o mundo. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Mais de 65 mil pessoas desenvolveram a doença em 2022, o que torna a prevenção e a detecção precoce fundamentais na luta contra o câncer de próstata.
A próstata é uma glândula masculina que faz parte do sistema reprodutivo. Ela está localizada abaixo da bexiga e tem o tamanho aproximado de uma noz. O câncer de próstata ocorre quando as células dessa glândula começam a crescer de forma descontrolada, e o problema é que, nas fases iniciais, o câncer de próstata costuma não apresentar sintomas visíveis, o que o torna especialmente perigoso. À medida que a doença progride, sintomas podem começar a se manifestar, mas já em estágios mais avançados.

Os sintomas do câncer de próstata

Os sintomas do câncer de próstata geralmente aparecem em fases avançadas da doença. Os mais comuns são:
• Dificuldade para urinar;
• Necessidade frequente de urinar, especialmente à noite;
• Sensação de dor ou queimação durante a micção;
• Presença de sangue na urina ou no sêmen;
• Dor na região lombar, na pélvis, nas costas ou nas coxas;
• Disfunção erétil ou dificuldade em manter uma ereção.
É importante ressaltar que a presença de sintomas não é exclusiva do câncer de próstata e pode ser resultado de outras condições. Portanto, é fundamental consultar um médico para obter um diagnóstico preciso.

A importância dos exames de rotina

Como mencionado anteriormente, o câncer de próstata nas fases iniciais é muitas vezes assintomático, o que torna os exames de rotina essenciais. Os exames mais comuns para detecção do câncer de próstata são o exame de toque retal e o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA).
O exame de toque retal é uma parte fundamental da avaliação da próstata. Através deste exame, o médico consegue sentir qualquer anormalidade na próstata, como nódulos ou aumento do tamanho, que podem indicar a presença de câncer. Apesar de muitos homens sentirem certo desconforto em relação ao exame de toque, ele é rápido, indolor e fundamental para a detecção precoce da doença.
Já o exame de PSA é um exame de sangue que mede os níveis do Antígeno Prostático Específico. Elevações nos níveis de PSA podem ser um indicativo de câncer de próstata, embora também possam ocorrer em outras condições. Portanto, é usado em conjunto com o exame de toque para obter um diagnóstico mais preciso.

Conscientização é a chave para a prevenção

Novembro é o mês internacionalmente conhecido como Novembro Azul, dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com o objetivo de compartilhar informações e promover a educação sobre a saúde do homem. 
A detecção precoce do câncer de próstata aumenta significativamente as chances de tratamento eficaz e recuperação completa. Portanto, não espere pelos sintomas: agende consultas regulares com um urologista e discuta com seu médico a necessidade de exames de rotina, especialmente se você estiver na faixa etária de risco (geralmente a partir dos 50 anos, ou 45 anos em caso de histórico da doença na família).
Cuide de sua saúde e faça parte da luta contra o câncer de próstata, a vida vale muito mais do que qualquer tabu!

Fontes: inca.gov.br/ oncologicadobrasil.com.br
Crédito da imagem: iStock.com/Panuwat Dangsungnoen