Psicólogo: fundamental para a nossa saúde mental

Psicólogo: fundamental para a nossa saúde mental

Instituído em 27 de agosto, o Dia do Psicólogo é uma data para celebrarmos essa profissão tão relevante atualmente, principalmente se levarmos em conta as circunstâncias inéditas pelas quais o mundo inteiro está passando. A data foi escolhida, pois em 1962 o então Presidente da República, João Goulart assinou a Lei 4.119, que regulamenta a psicologia. 

Para homenagear esses profissionais tão importantes para o nosso bem-estar, vamos falar um pouco mais sobre o que eles fazem. 

O que faz um psicólogo? 
Priscilla Gianneschi Navarro, psicóloga (CRP: 06/134928) e hipnoterapeuta, explica que os psicólogos estudam a ciência das estruturas e do funcionamento da mente, com o objetivo de transformar vidas a partir da prevenção, promoção e manutenção da saúde mental, facilitando a identificação e o gerenciamento dos sentimentos, pensamentos e comportamentos que podem estar causando sofrimento às pessoas. 

“O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo reconhece 13 áreas de atuação: clínicas, hospitais, escolas, empresas, esportes, instituições sociais, trânsito, judiciário, elaboração de testes e avaliações de aptidão entre outras”, acrescenta.

Quando devemos procurar a terapia?
Priscilla explica que a ajuda qualificada deve ser procurada sempre que as dificuldades de lidar com situações, pensamentos e comportamentos que causam prejuízos consolidados forem percebidas.

“O ideal seria a implementação de políticas preventivas, causa defendida inclusive pela campanha Janeiro Branco. Mas, infelizmente a maioria das pessoas ainda recorre ao profissional apenas quando os prejuízos são gritantes”, complementa.

A psicóloga e  hipnoterapeuta ainda comenta que, por mais que existam controvérsias, algumas linhas da psicologia defendem uma idade mínima de 6 anos para o bom aproveitamento da psicoterapia, enquanto com o avanço da ciência percebe-se impacto positivo em abordagens desde os 3 anos de idade.

“Independente da faixa etária, caso o profissional não considere o trabalho com uma idade específica, poderá encaminhar o caso para o psicólogo orientador parental”,  esclarece.

Saúde mental em tempos de covid-19
Priscilla reforça a ideia do trabalho preventivo, mas em tempos de covid-19, mostra que a terapia psicológica consegue auxiliar a população em diferentes aspectos tais como:

- Técnicas de gerenciamento para os efeitos das emoções tanto na mente como no corpo;
- Observar uma mesma situação sob diferentes perspectivas;
- Favorece o desenvolvimento de novas habilidades adaptativas como a negociação com as dificuldades e a ação para a solução;
- Ajudar a viver o momento presente e resolver uma coisa de cada vez, desenvolvendo autonomia emocional.

A psicóloga e hipnoterapeuta também recomenda algumas ações para manter a saúde mental em dia. Confira!

- Mantenha sua rotina minimamente estruturada;
- Faça exercícios moderados para auxiliar na autorregulação emocional. “A dopamina é o hormônio do bem-estar e ajuda a diminuir o cortisol, hormônio do estresse”, informa;
- Procure preservar o sono regular, evitando sonecas ao longo do dia, diminuindo a exposição a telas durante a noite e descarregando pensamentos no papel antes de dormir;
- Cuide da hidratação e da alimentação para favorecer o metabolismo e a regulação hormonal;
- Selecione com cuidado o consumo de notícias dolorosas;
- Respeite o isolamento social, mas não se isole social e virtualmente;
- Harmonize atividades produtivas com as de lazer, evitando excessos, e ativando a satisfação e a autorrealização;
- Tente olhar para as coisas de uma perspectiva mais funcional sobre os problemas e o novo cenário, focando sempre naquilo que se pode de fato fazer aqui e agora, nesse instante, de maneira real e concreta;
- Busque orientação profissional tanto paliativa quanto preventivamente!