Você sabe o que são os medicamentos especiais?

Você sabe o que são os medicamentos especiais?

As medicações fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas nas suas mais variadas formas e indicações. Porém, alguns deles são denominados especiais por conta de suas características diferenciadas.

De acordo com Rodolpho Telarolli Junior, professor adjunto de saúde pública da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP (Campus de Araraquara), os medicamentos especiais são produtos cuja fabricação demanda alta tecnologia no processo produtivo e que precisam de armazenamento e transporte em condições específicas com destaque para a chamada “cadeia de frio”, que é o conjunto de medidas empregadas para garantir que o fármaco seja mantido na temperatura adequada durante todo o trajeto, desde a sua produção até ser ministrado no paciente.

“Normalmente são indicados para tratamentos de maior complexidade, em diversas especialidades médicas e em situações menos frequentes”, adiciona o professor.

Classes terapêuticas e especialidades médicas

Rodolpho explica que esses produtos dividem-se em várias classes, com destaque para os quimioterápicos utilizados em oncologia; os imunomoduladores usados em situações pós-transplantes, doenças autoimunes e reumatológicas em geral; os hormonais que são empregados em vários tratamentos com evidência para a reprodução assistida e, mais recentemente, medicações próprias para pequenos grupos de indivíduos, cuja produção envolve a tecnologia da biologia molecular. Existem, ainda, as vacinas para situações terapêuticas e na prevenção de patologias variadas.

Entre as especialidades médicas que englobam essas medicações, as principais são:

  • Dermatologia
  • Endocrinologia
  • Gastroenterologia
  • Hematologia
  • Ginecologia
  • Nefrologia
  • Neurologia
  • Reumatologia
  • Urologia
  • Oncologia

“A diferença desses fármacos para os comuns é que por possuírem desenvolvimento e produção os quais demandam alta tecnologia e características bem específicas têm, em geral, um custo muito elevado que pode superar facilmente a casa dos R$ 10.000,00 a dose mensal. Frequentemente contam com uma validade muito curta e necessitam chegar ao paciente em um horário pré-determinado para garantir sua eficácia”, salienta.

Medicamentos especiais: formas de uso mais específicas

Segundo o professor adjunto de saúde pública da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP (Campus de Araraquara), a maioria dessas medicações tem várias particularidades no que diz respeito à posologia e a forma de utilizar.

“Horários rígidos devem ser respeitados, a maneira de administrar e a manutenção da temperatura são bem características para muitos desses itens, além da prevenção do seu contato com a luz solar, tornando mais complexo o processo de entrega e ministração”, alerta.

Tendências para o mercado de medicações especiais

Rodolpho conclui mostrando que nos países mais desenvolvidos do hemisfério norte, as medicações especiais já respondem por um terço do mercado total de medicamentos.

“A tendência no Brasil é de crescimento para esses itens em decorrência da sofisticação do sistema médico hospitalar e da maior acessibilidade aos tratamentos que precisam desse tipo de fármaco, via sistema público ou suplementar de saúde”, acrescenta.

Na Oncoprod Sar você encontra os principais medicamentos especiais para obter mais qualidade de vida seja qual for a sua necessidade. Entre em contato conosco e conheça todo o nosso portfólio.