Você sabe quando precisa procurar um ortopedista?

Você sabe quando precisa procurar um ortopedista?

No dia 19 de setembro é comemorado o Dia do Ortopedista, profissional responsável por cuidar dos ligamentos, ossos, músculos e articulações dos nossos pés. A data foi escolhida devido ao início das atividades da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, em 19 de setembro do ano de 1935.

O médico ortopedista possui um papel fundamental para a saúde da população: “Trabalhamos com a identificação precoce, a prevenção e tratamento das doenças congênitas (no nascimento) como as adquiridas na infância”, comenta Dr. Rodrigo Vetorazzi, médico ortopedista do Hospital Albert Sabin de São Paulo. 

Mas, você sabe quando é necessário procurar um médico dessa especialidade? Reunimos informações sobre a atuação do ortopedista. Confira!

Atuações do médico ortopedista
Além das doenças adquiridas na infância e nascimento, o ortopedista tem sido primordial para o tratamento após acidentes, na recuperação dos pacientes, principalmente dos automobilísticos que resultam em fraturas e traumas osteoarticulares. 

Com o aumento da prática esportiva, o médico ortopedista atua cuidando e prevenindo lesões desde pessoas comuns a atletas. Ainda conforme o envelhecimento da população, o médico ortopedista também auxilia em doenças como a osteoartrose, osteoporoses e fraturas.

Entretanto, engana-se quem pensa que a ortopedia cuida apenas dos pés. Segundo o Dr. Rodrigo, a ortopedia é uma especialidade bastante ampla, subdividida em várias subespecialidades que cuida de todas as partes osteoarticulares do corpo exceto o crânio e face. Com relação às subespecialidades, estão:

Traumatologia: atua principalmente nas fraturas, luxações, entorses e contusões decorrentes de traumas.

Ortopedia de coluna: todas as afecções da coluna, como hérnia discal, lombalgia, cervicalgia, afecção do nervo ciático, escoliose, entre outras e também das fraturas do segmento.

Ombro e cotovelo: principalmente das lesões como bursite, síndrome do manguito rotador, epicondilites e fraturas locais.

Joelho: afecção do joelho.

Pelve e quadril: artrose do quadril, prótese de quadril, bursite, necrose da cabeça femoral e fraturas pélvicas e femorais proximais.

“A abrangência da ortopedia permite cuidar das pessoas desde seu nascimento até a melhor idade. Por isso, o Dia do Ortopedista é importante para o conhecimento da atuação desse profissional no tratamento de diversas doenças em que são tão frequentes em determinados estágios de vida, além de prevenir patologias que geram bastante limitações e riscos na população de mais idade”, reforça o médico ortopedista do Hospital Albert Sabin de São Paulo.