27 de agosto: Dia Nacional do Psicólogo

27 de agosto: Dia Nacional do Psicólogo

No dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo. A data celebra o profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises.
Para exercer a função de psicólogo, o profissional deve ter concluído o curso de ensino superior em psicologia numa instituição de ensino atestada pelo Ministério da Educação e Cultura.

Hoje o papel do psicólogo vem crescendo e se tornando cada vez mais essencial para a vida das pessoas, pois ele é responsável por gerar qualidade de vida e bem-estar, cuidando das questões emocionais do ser humano, trazendo e desenvolvendo autoconhecimento.

De acordo com a psicóloga clínica, Vanessa Menegace, o psicólogo ajuda o ser humano a elaborar suas dores, seus traumas, ressignificando situações que foram complicadas para ele, trabalhar o processo de resiliência, ou seja, tem o papel de ajudar as pessoas a se compreenderem melhor, a se entenderem melhor, a lidarem com aquilo que não é possível controlar. “A missão do psicólogo traz um olhar acolhedor, empático, sempre de misericórdia e compaixão para essas vidas”, enfatiza.

O papel do psicólogo na sociedade é acima de tudo, olhar para cada indivíduo como um ser, como alguém que merece ser ouvido, que merece ser respeitado, gerando acolhimento para a vida das pessoas. Vanessa ressalta que com a questão da pandemia, o psicólogo vem ganhando cada vez mais relevância, a profissão cresceu muito, porque as pessoas estão percebendo que não são os problemas externos que prejudicam sua saúde mental, mas os conflitos internos. “São as inseguranças, os medos, os fantasmas que as pessoas carregam dentro de si, a intolerância, as frustrações, a falta de paciência.”

Com tudo isso, as pessoas começaram a enxergar melhor a necessidade de ter um controle emocional e o psicólogo possibilita que elas encontrem um equilíbrio interno, trazendo clareza para aquilo que elas querem para suas vidas. “É notável que o ser humano está cada vez mais confuso, inseguro e com medo. O psicólogo vem realmente para trazer esse acolhimento e ajudar a pessoa a se inserir na sua identidade, no seu papel para aquilo que ela deseja viver.”

A especialista afirma que como o psicólogo fica de fora, ele não tem envolvimento de parentesco ou de amizade com os pacientes, consegue ajudar esse indivíduo a enxergar as questões com outro olhar.

No que diz respeito às áreas de atuação do psicólogo, elas são inúmeras. Existe realmente uma gama muito grande de opções. Veja a seguir as principais delas:

Hospitalar: oncologia, maternidade, pós-parto, psicopatologia, psiquiatria, pós-Covid e luto;

Área infantil: psicólogos voltados para crianças que têm condições especiais;

- Esportes;

- Finanças;

- Empresarial;

- Recursos Humanos;

- Desenvolvimento;

- Adoção;

- Reconciliação;

- Jurídica; 

- Questões familiares, terapia sistêmica;

- Clínicas, casa de repouso, orfanato, escolas, igreja, dentro da área comunitária, entre outras.

Ainda existe um mito na sociedade que acaba impedindo muitas pessoas necessitadas a buscarem ajuda. “Falta muita informação. Ainda há a crença de que psicólogo trata de ‘louco’, depressão, ansiedade, ou de pessoas que tentaram o suicídio, o que faz com que muita gente tenha vergonha de buscar ajuda para tratar outras questões pois acham que serão estigmatizadas”, revela Vanessa.

A psicóloga diz ser fundamental as pessoas estarem abertas para receber ajuda. “É através da fala que gera a cura, é através da fala que vêm os insights, é através da fala que eu me escuto porque em outro ambiente eu não vou me escutar, mas dentro de um ambiente terapêutico eu vou me escutar e ser escutada e o resultado é uma transformação de dentro para fora, que gera maturidade, autoconhecimento, coragem, ousadia, autoestima, fazendo com que cada um possa enxergar realmente quem é, saindo do nível de comparações, para que possa seguir o próprio caminho.

“Meu objetivo é conseguir dar um novo sentido para a vida dos meus pacientes, permitindo que eles se enxerguem de uma forma mais amorosa e respeitosa, identificando onde estão as falhas e tendo a certeza que é possível mudar”, finaliza Vanessa.

A Oncoprod parabeniza todos os psicólogos brasileiros pelo trabalho indispensável!

Crédito da imagem: iStock