A saúde é um direito fundamental do ser humano

A saúde é um direito fundamental do ser humano

Todos os dias você se levanta para trabalhar, busca realizar as atividades da melhor maneira possível, entregar demandas no prazo e, enfim, voltar para casa. Quando gira a chave da porta, ainda encontra afazeres pela frente: limpar a casa, preparar uma refeição, cuidar das plantas, animais ou das crianças.

Algumas pessoas conseguem encontrar forças para ir à academia. Para outras, falta energia para qualquer tipo de esforço adicional. Em meio à rotina atribulada, tem sobrado tempo para olhar com atenção como vai a sua própria saúde?

Essa é uma das premissas do Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quinta-feira (07/04), que promove a conscientização sobre necessidades relacionadas à qualidade de vida e reforça a importância da elaboração de políticas públicas voltadas à segurança e bem-estar da população.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) faz um apelo urgente por uma ação acelerada dos líderes mundiais na proteção à saúde humana com foco na redução dos impactos da crise climática.

“Neste ano, o Dia Mundial da Saúde está dedicado à saúde das pessoas e do planeta, na percepção de que não tem como falar de saúde humana sem falar em preservação do meio ambiente e práticas sustentáveis. Está relacionado também ao bem-estar da sociedade”, explica a especialista em Gestão de Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Claudia Araújo.

A entidade ressalta que eventos climáticos extremos, como a perda de biodiversidade, a degradação da terra e a escassez de água provocam deslocamento de pessoas, afetando diretamente a saúde dessas populações.
Em relação à nutrição, a OMS destaca que o consumo excessivo de alimentos e bebidas processadas contribui para o aumento da obesidade, desenvolvimento de câncer e doenças cardíacas.

“A crise climática é uma crise de saúde: as mesmas escolhas insustentáveis que estão matando nosso planeta estão matando pessoas”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, em comunicado. 

A OMS defende ainda que a vacina é como um pacto de saúde pela coletividade, porque é na medida em que todos se vacinam que bloqueamos a circulação do vírus e protegemos os indivíduos, podemos alcançar o conceito mais amplo de saúde que é o bem-estar físico, mental e social”, afirma a pesquisadora em saúde, membro do Comitê de Combate ao Coronavírus da UFRJ, Chrystina Barros.

Em busca da saúde

Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.
A mentora em mudança de hábitos e Leadership Innovation pelo MIT Professional Education Carla Lubisco destaca que o conceito de saúde envolve formas de pensar, cuidados com os pilares do bem viver, além da relação e gerenciamento dos imprevistos da vida.

Entretanto, devemos tentar ao máximo adotar no dia a dia práticas que melhorem nossa qualidade de vida a fim de conseguirmos uma melhoria física, mental e também social.

Veja, a seguir, alguns pontos essenciais para mantermos nossa saúde:

- Alimentar-se de maneira saudável, retirando, por exemplo, excesso de açúcares, sal e gordura.

- Dormir bem.

- Praticar atividades físicas.

- Utilizar medicamentos apenas com recomendação médica.

- Lavar sempre as mãos.

- Beber muita água.

- Não fazer uso de cigarro e não consumir bebidas alcoólicas em excesso. 

- Evitar atividades que causem estresse.

É imprescindível que os governos monitorem as iniquidades em saúde e garantam que todos tenham acesso a serviços de qualidade quando e onde precisarem.

Fonte: CNN Brasil

Crédito da imagem: iStock.com/Hispanolistic