Anemia: previna-se com uma alimentação balanceada

Anemia: previna-se com uma alimentação balanceada

O problema que provoca desânimo e cansaço constantes, pode ser controlado com a alimentação

A anemia é o nome popular de uma série de condições caracterizadas pela deficiência na concentração de hemoglobina, elemento do sangue que tem a função de transportar oxigênio do pulmão para as células do organismo, na produção de hemácias ou de glóbulos vermelhos. A queda na hemoglobina tem como consequência um enfraquecimento geral na performance do corpo e gera cansaço, fraqueza, raciocínio lento, tontura, falta de ar e indisposição. A boa notícia é que o problema pode ser tratado com medicamentos, reposição de ferro e ajustes na alimentação. 

A hematologista Dra Indianara Brandão explica que a deficiência de ferro é uma das principais causas da anemia e é secundária à perda de sangue ou à sua má absorção. "Parasitoses intestinais, úlcera, câncer no trato gastrointestinal, gestação, cirurgia bariátrica, doença celíaca ou fluxo menstrual aumentado, são alguns fatores deste tipo de anemia. Investigar a causa é muito importante para determinar o tratamento mais adequado".

Em relação aos alimentos, os mais indicados para combater a anemia são os rico em ferro, como fígado, carne vermelha e feijão. Consumir alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão ou morango, também pode ajudar a amenizar o problema, uma vez que a vitamina melhora a absorção do ferro pelo organismo. "Incluir esses alimentos na dieta pode garantir a quantidade de ferro necessária no corpo, aumentando os níveis de hemoglobina no sangue. Entretanto, saber o tipo de anemia e sua causa é fundamental para o sucesso do tratamento. Ou seja, é preciso consultar um médico", pondera a especialista que é adepta do modelo de medicina integral.

Veja os 7 alimentos mais indicados para combater a anemia:
1. Carnes vermelhas - contêm grande quantidade de ferro e vitamina B12 e, por isso, devem ser consumidas, de duas a três vezes na semana. É uma boa fonte de proteína animal.

2. Vegetais escuros - salsa, espinafre ou rúcula, além de serem ricos em ferro, também são fontes de cálcio, vitaminas, betacaroteno e fibras, ótimos para manter o equilíbrio do organismo.Também podem integrar o preparo de sopas.

3. Beterraba - devido ao alto teor de ferro, a beterraba é uma ótima opção para combater a anemia. Uma boa forma de utilizá-la é misturada em saladas ou em sucos, que devem ser ingeridos diariamente.

4. Feijão preto - o alimento é rico em ferro mas, para melhorar sua absorção, é importante acompanhar a refeição com sucos de frutas cítricas. A vitamina C melhora a absorção do ferro.

5. Frutas ricas em vitamina C - laranja, limão, tangerina, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão são ricas em vitamina C e potencializam a absorção do ferro.

6. Rins, fígado ou coração de galinha - essas partes específicas das carnes também possuem grande concentração de ferro e vitamina B12. Grelhados ou cozidos podem ser incluídos na alimentação. 

7. Pão de cevada e pão integral - contém alto teor de ferro, por isso, pessoas que têm anemia devem substituir o pão branco por essas opções.

Fonte
Dra. Indianara Brandão é formada em clínica médica pela Faculdade de Valença (RJ) e hematologia pela Faculdade de Medicina do ABC. O foco de sua atuação é a medicina integrativa, que visa atender as necessidades de cada pessoa de acordo com suas particularidades individuais, cuidando do paciente e não da doença em si, promovendo a saúde. Faz uso do modelo de atendimento funcional, com abordagem no histórico genético e de estilo de vida, que podem comprometer a saúde a longo prazo, e no tratamento de doenças crônicas, por meio de anamnese minuciosa, adaptando um plano abrangente de todas as necessidades em busca de uma vida saudável.