Conheça o trabalho abrangente do fonoaudiólogo

Conheça o trabalho abrangente do fonoaudiólogo

Engana-se quem pensa que o fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde responsável somente por cuidar da fala e da comunicação oral do ser humano. O ofício vai muito além e engloba todos os aspectos da comunicação humana e as funções do sistema sensório motor oral que compreende a respiração, sucção, mastigação, deglutição e, também, a fala.

Por tantos motivos nobres, é celebrado, em 9 de dezembro, o Dia do Fonoaudiólogo, data em que a profissão foi regulamentada no Brasil, em 1981.

Para Dra. Bruna Rainho Rocha, fonoaudióloga do Hospital Paulista de Otorrinolaringologia, o dia é de extrema importância para informar a população sobre a atuação e, ainda, alertar sobre alguns cuidados com a saúde, como com a audição e a voz. “Fora isso, na data, os fonoaudiólogos são reconhecidos, o que é sempre válido para valorização profissional”, adiciona.

O fonoaudiólogo tem conhecimento para atuar em diversos campos e contribuir com a saúde. Atualmente, 13 especialidades são reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), ou seja, ao se graduar em fonoaudiologia, quem conclui os estudos pode escolher trabalhar com Audiologia, Linguagem, Motricidade Orofacial, Saúde Coletiva, Voz, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional, Gerontologia, Fonoaudiologia Neurofuncional, Fonoaudiologia do Trabalho, Neuropsicologia, Fluência ou Perícia Fonoaudiológica.

“Além disso, o trabalho do  fonoaudiólogo não é restrito apenas ao consultório. Ele pode atuar em Unidades Básicas de Saúde, até em clínicas, hospitais, realizar atendimento em domicílios, em empresas, escolas e em veículos de comunicação, como emissoras de TV, rádio e teatro”, explica Dra. Bruna.

Cuidados durante a infância
É muito comum pensar que o fonoaudiólogo atende preferencialmente crianças. Isso porque muita gente associa o trabalho desse profissional à fala, que começa a ser desenvolvida nos primeiros meses de vida, com balbucios e imitação de sons - os chamados marcos do desenvolvimento infantil relacionados ao desenvolvimento da fala.

“Cada criança tem sua individualidade. Algumas levam mais ou menos tempo para adquirir determinadas habilidades, mas se os responsáveis conhecerem esses marcos de desenvolvimento, estarão atentos quando os pequenos levarem mais tempo para atingir cada um deles”, acrescenta a fonoaudióloga. 
A busca por orientação profissional também é indicada para as mães que apresentam dificuldade durante a amamentação. 

Fono para todos
De acordo com a Dra. Bruna, os distúrbios da fala podem ocorrer em qualquer idade, em maior ou em menor grau. No entanto, quanto mais cedo eles forem diagnosticados e antes o tratamento for iniciado, maiores são as chances de recuperação do paciente. “Ao primeiro sinal de demora para que a criança comece a falar, de dificuldades para ler, escrever ou escutar, ou mesmo se ela fala errado, é recomendado que o profissional seja procurado para fazer uma avaliação”, afirma.

O mesmo vale para os adultos. Ronco ao dormir, rouquidão, engasgamento durante a alimentação, dormir com a boca aberta ou desejo de aprimorar a fala para se comunicar melhor em público são motivos para buscar pelos serviços de um fonoaudiólogo. “Por isso, não hesite: se você notar algum sinal de dificuldade na comunicação, converse com o seu fonoaudiólogo”, finaliza Dra. Bruna.

Crédito da imagem: KatarzynaBialasiewicz | iStock.