Conscientização sobre o câncer

Conscientização sobre o câncer

Para cada ano do triênio de 2020 a 2022, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima cerca de 625 mil novos casos de câncer no Brasil. Entre os tipos com maior incidência, estão o câncer de pele não melanoma com 177 mil, seguido dos cânceres de mama e próstata (66 mil), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).

Com relação aos locais no país que possuem mais incidência dessa doença, está a região Sudeste com mais de 60%, seguida pelas regiões Nordeste com 27,8% e Sul com 23,4%.

Esses números alertam para os cuidados com a saúde e prevenção dessa patologia que tem acometido diversas pessoas ao redor do mundo. 

Para conscientizar a população brasileira, em dezembro de 1988 foi determinado pelo Ministério da Saúde que o dia 27 de novembro teria o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a doença, tornando-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Saiba mais sobre essa patologia e forma de prevenção.

O que é o câncer?
De acordo com o INCA, câncer é o nome dado ao conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos.

Ao se desenvolverem de maneira incontrolável, acaba provocando a formação de tumores, os quais podem ficar em apenas um local ou se espalhar para outras regiões do corpo humano.

Quando as células formam-se nos tecidos, como pele e mucosas, são denominadas de carcinoma. Já quando se dá em tecidos conjuntivos, como ossos, músculo e cartilagem são denominados sarcomas.

Outra característica que determina os tipos de câncer consiste na velocidade em que ocorre a multiplicação das células invadindo tecidos e órgãos diferentes, conhecida como metástase. 

Tratamento
Quando ocorre o diagnóstico do câncer, o quadro clínico é analisado pelo médico responsável para estudar qual ação será tomada. Após a conclusão, o paciente é informado das opções de tratamento que irá incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea, de acordo com cada caso. O INCA ainda informa que, em muitos, é preciso combinar mais de uma alternativa. 

Formas de prevenção ao câncer 
Cuidar da saúde é uma das formas de se prevenir alguns tipos de câncer. Conheça e aplique as dicas em seu dia a dia.

Não fumar
O cigarro é um mal para pessoas e ao meio ambiente por liberar 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas. Parar esse hábito pode prevenir casos de câncer de pulmão, faringe, esôfago, cavidade oral e laringe.

Possuir uma alimentação saudável
O alimento não sacia apenas a fome, mas nutre o corpo humano. Uma alimentação com a presença de verduras, legumes e frutas ajuda a distanciar esse tipo de doença. Agora, consumir muito ultraprocessados, bebidas açucaradas demais acaba prejudicando a saúde e propiciando o surgimento de diversas doenças além do câncer.

Praticar uma atividade física
O sedentarismo abre portas para diferentes enfermidades. Praticar uma atividade física, independente de qual for, traz inúmeros benefícios como: redução de peso, diminuição da ansiedade e estresse, aumento da sensação de bem-estar, aumento da imunidade entre outros.

Amamentação
O leite materno é a primeira ação de uma alimentação saudável. Todo recém-nascido deve ser amamentado, ação que protege não só o bebê como a mãe como câncer de mama e obesidade infantil. Amamentar é um ato de amor e de proteção.

O câncer não é uma patologia fácil, mas com algumas medidas é possível prevenir alguns dos seus tipos. Aproveite a data para ter uma vida mais saudável. 

Crédito da imagem: Fly View Productions - iStock