Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

O dia 11 de outubro é dedicado a promover a prevenção da obesidade, doença que atinge cerca de 19,8% da população no Brasil, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde, e que acaba acarretando a manifestação de outras enfermidades. 

Segundo a mesma pesquisa do Ministério da Saúde, cerca de 7,7% da população possui diabetes e 24,7% apresentam hipertensão, as quais podem estar relacionadas ao acúmulo de gordura. 

Causas da obesidade
Na grande maioria dos casos, as causas da obesidade são o consumo de forma excessiva de alimentação gordurosos e sedentarismo, mas outros fatores podem levar à patologia tais como:

  • Alterações nos hormônios;
  • Casos na família;
  • Distúrbios emocionais, como ansiedade e depressão;
  • Remédios que podem engordar, como alguns anticoncepcionais e corticoides;
  • Diminuição de dopamina (neurotransmissor da saciedade);
  • Alimentação com muito açúcar e carboidrato, além da gordura;
  • Gravidez, em alguns casos.

Além disso, a condição é capaz de influenciar no desenvolvimento de outras enfermidades, sendo um fator de risco para o desenvolvimento de colesterol alto, problemas vasculares, dificuldades respiratória e até câncer. 

"Os grupos que apresentam mais riscos são pessoas que têm genética familiar para obesidade, sedentárias, que têm um estilo de vida mais estressante, com hábitos alimentares inadequados, com alto consumo de alimentos calóricos e industrializados, que têm poucas horas de sono, que apresentam problemas hormonais e doenças autoimunes, como hipotireoidismo, ovários policísticos, fibromialgia, entre outros, além de doenças psiquiátricas", afirma a nutricionista Viviany Sá.

Tratamento contra a obesidade
Para tratar a obesidade é necessário a adoção de um estilo de vida diferente, em que inclui consultas médicas, prática de exercícios aliada e alimentação saudável. Veja com mais detalhes. 

Acompanhamento médico
A obesidade é uma doença e precisa ser tratada com um médico de forma individualizada. Não tente dietas malucas ou tomar remédios por prescrição própria. Essas atitudes podem piorar o seu caso.

Praticar exercícios
Para que o plano de emagrecimento se concretize, é necessário adotar uma prática esportiva para ser realizada no cotidiano. Atualmente existem diversas opções, desde as mais comuns como musculação e ginástica, até ao crossfit, jump, spinning entre outros. Veja qual melhor se adapta ao seu gosto e passe a praticar regularmente.

Alimentação balanceada
De nada vai adiantar a prática de exercícios se a pessoa continuar a comer de forma não adequada. Por isso, é recomendado investir em frutas, verduras, vegetais, grãos, oleaginosas entre outros alimentos saudáveis que podem ajudar. Consultar-se com um nutricionista também é fundamental. 

Como evitar o desenvolvimento dessa doença?
Para evitar que a obesidade se desenvolva alguns hábitos simples precisam ser adotados para o cotidiano. Segundo Viviany, a conscientização sobre a doença também é importante: "a prevenção passa pela conscientização da importância de aderir a um estilo de vida saudável, colocando em seu dia a dia uma alimentação mais natural e menos industrializada, além de deixar de lado o sedentarismo. Também é importante a ingestão adequada de água e estar bem psicologicamente", conclui.

Crédito da imagem: Zinkevych - iStock.