Doar sangue é um ato de empatia

Doar sangue é um ato de empatia

Com a proximidade do fim de ano, logo chegam as datas comemorativas como Natal e Ano novo, além das férias. Como grande parte da população acaba indo viajar, os bancos de sangue sofrem com a baixa em doações.

Unindo dois objetivos em comum, - aumentar o estoque de sangue e agradecer às pessoas doadoras ao longo do ano - foi decidido que o dia 25 seria celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo sensibilizar e conscientizar também mais pessoas para que se tornem doadores de sangue e ajudem a salvar mais vidas. 

Como funciona a doação?
Composto por células que cumprem funções importantes, como levar o oxigênio a cada parte do nosso corpo, o sangue também auxilia na defesa do nosso organismo. Não há nada que possa substituí-lo, por isso é tão importante que haja a doação.

Cada pessoa que participa e doa sangue consegue ajudar até quatro vidas. Isso é possível, pois depois de ser realizada a doação, o sangue é separado por seus diferentes componentes: hemácias, plaquetas e plasma. 
Para doar sangue é necessário alguns critérios, segundo o Ministério da Saúde são eles:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado. 
  • Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial. (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe).

Mitos e verdades da doação de sangue
Alguns pessoas não doam sangue por ouvir informações que nem sempre são verdadeiras sobre a doação. Por isso, para desmistificar, reunimos os mitos e verdades mais comuns quando o assunto é doar sangue:

Posso doar sangue menstruada?
Sim, pode doar sangue sem problemas.

Doar sangue engrossa ou afina o sangue?
Mito. Não engrossa e nem afina.

Doar sangue engorda ou emagrece?
Mito. Doar não engorda e nem emagrece.

Doar sangue vicia?
Mito. Não vicia.

Quem está fazendo regime para emagrecer pode doar sangue?
Para doar sangue, a pessoa necessita estar com um bom estado de saúde. Essa avaliação é feita pelo profissional na entrevista que antecede a doação para confirmar se o ato pode ser realizado.

Grávidas podem doar sangue?
Não.

Quem fuma pode doar sangue?
Pode, mas é recomendável que realize um intervalo sem fumar de pelo menos 2 horas antes e depois da doação.

Doar pode prejudicar a saúde do doador?
Não, após uma doação, o sangue tende a voltar ao normal rapidamente. Nosso organismo é capaz de repor o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após o ato.

Realizar a doação de sangue dura em média de 40 minutos até uma hora, se você se encaixa nos requisitos, auxilie o próximo. Faça uma doação de sangue e salve vidas!

Crédito da imagem: Andrii Zastrozhnov - Istock