Enfermagem: área de alto impacto para a saúde!

Enfermagem: área de alto impacto para a saúde!

Os enfermeiros são responsáveis por promover práticas sociais, voltadas à promoção do bem-estar em todas as etapas do processo de saúde e doença. Por isso, é fundamental conhecer a importância da enfermagem nesse contexto.

 

As atribuições dos enfermeiros alcançam diversos parâmetros como, prevenção, reabilitação da saúde e outras práticas e têm a incumbência de realizar os primeiros socorros a pacientes em casos graves e de alto grau de complexidade.

 

É o enfermeiro que realiza a anamnese (coleta informações do paciente por meio de uma entrevista/conversa), obtém os sinais vitais (afere a pressão arterial (PA), frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR), temperatura, encaminha para exames preliminares, faz controle de infecção hospitalar, entre outras funções.

 

Os profissionais da enfermagem têm uma presença determinante na vida de qualquer pessoa que necessite de assistência à saúde básica. Além disso, ele é o profissional que tem participação marcante antes, durante e após qualquer procedimento cirúrgico. Por esses motivos são profissionais indispensáveis ao serviço público e para a sociedade como um todo.

 

 
O papel do enfermeiro para a sociedade

 

O enfermeiro é o profissional que está presente em todas as unidades de saúde, sejam elas públicas ou privadas. A atuação desse trabalhador é bem extensa, ele pode contribuir no Serviço de Assistência à Saúde da Família atendendo a crianças, jovens e adultos. Atende à Política Nacional de atendimento integral à saúde da mulher e da criança. 

 

O enfermeiro possui dezenas de áreas de atuação, veja algumas:


Atenção às gestantes: realiza o pré-natal, acompanhando o crescimento e desenvolvimento fetal, bem como, orientando a gestante sobre os cuidados indispensáveis antes e após o parto.

 

Atenção básica à saúde da criança: realiza assistência do acompanhamento de crescimento, avalia o desenvolvimento da criança, acompanha, orienta e realiza a vacinação.

 

Atenção à saúde da mulher: o profissional de enfermagem presta atendimento às mulheres no que se refere à prevenção do câncer da mama, útero, doenças sexualmente transmissíveis.

 

A atuação da enfermagem no Covid-19

 

Nos períodos de grande incidência de doenças ou problemas de saúde com a sociedade, como a pandemia causada pelo Covid-19, os enfermeiros são os profissionais que estão na linha de frente, promovendo saúde e bem-estar aos infectados.

 

O Covid-19 é uma doença extremamente agressiva e com uma celeridade muito alta de contágio, que debilita o organismo com muita rapidez, por isso, levou o sistema de saúde ao caos por falta de respiradores nos hospitais, leitos, medicamentos e, até mesmo Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os profissionais da saúde. 

 

E mais, além de todas essas problemáticas, a maior gravidade é a descoberta de que o vírus é desconhecido, sabe-se pouco sobre as suas características, como ele age e quais as sequelas que ele deixa. Por isso, o tratamento tornou-se um desafio para todos os envolvidos na área da saúde. E diante de todos os entraves, os enfermeiros permaneceram firmes em sua profissão.

 

Muitos pacientes apresentam quadro respiratório grave e precisam ser encaminhados com urgência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesse setor, o profissional da enfermagem tem uma atuação efetiva, a assistência empenhada nesse local é integral e qualificada para atender aos pacientes em estado extremamente preocupantes.

Devido às diversas situações que o enfermeiro precisa acompanhar é necessário que ele esteja sempre qualificado, pois a complexidade de muitos casos precisa de profissionais bem alinhados com a área e oferecendo atendimento cada vez mais humanizado. 

 

Assim, a importância da enfermagem vai muito além dos atendimentos de urgência e emergência. O enfermeiro planeja, supervisiona e coordena os grupos de enfermagem, atualiza prontuários médicos, orienta preparação para intubação, desfibrilação etc. A enfermagem é uma profissão que salva vidas humanas e que precisa de mais adeptos para virem somar com esse time de sucesso.

 

Fonte: blog.faculdadepm.edu.br
Crédito da imagem: iStock.com/SDI Productions