Enfermagem: compromisso com a saúde e com a vida

Enfermagem: compromisso com a saúde e com a vida

Uma das profissões mais antigas que existe, considerada há muito tempo o ofício de quem é comprometido com a saúde e o bem-estar do ser humano. A enfermagem é a arte de cuidar, de colaborar com a saúde das pessoas atuando em conjunto com outros profissionais em hospitais, clínicas ou mesmo em atendimento domiciliar. 

De acordo com dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), no Brasil existem 2.485.480 inscrições ativas de profissionais de enfermagem, compreendendo auxiliares, técnicos, enfermeiros e obstetrizes.

O Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro (12/05) foi criado para homenagear a profissão e os profissionais que, em todo o mundo, se dedicam a esse ofício. Nesta data, em 1820, nascia Florence Nightingale, inglesa que ganhou destaque ao servir como chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, na qual organizou o atendimento aos soldados feridos, e é considerada marco da enfermagem moderna. No Brasil, a Semana da Enfermagem também homenageia, desde os anos 1940, o trabalho de Ana Neri, enfermeira brasileira que foi a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. 

Fundamental durante a pandemia
Em tempos de pandemia, a relevância dos profissionais de enfermagem voltou a ficar em evidência. Afinal, são eles que, há mais de um ano, atuam na linha de frente no combate contra a covid-19, colocando a própria saúde em risco ao orientar os pacientes no primeiro atendimento, e ficam ao lado de cada um durante 24 horas, fazendo a higiene, alimentação, administração de medicamentos e curativos nos casos de internação pela doença. 

Entretanto, o aumento gradativo do número de casos da doença no país, a realidade da falta de estrutura, a insuficiência de equipamentos de proteção individual, a falta de treinamento adequado para as equipes, entre outros fatores que fazem parte do dia a dia das instituições de saúde no Brasil, sobretudo as públicas, revelam um cenário diferente de comemorações.

O Comitê Gestor de Crise do Cofen lançou, em maio, o Observatório da Enfermagem, um site com atualizações constantes sobre a evolução da covid-19 entre os profissionais. Até o dia 06/05, foram registrados mais de 10 mil enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem afastados pela doença em todo o país. 88 óbitos relacionados à doença foram contabilizados, sendo essas mortes, segundo o Cofen, mais que o dobro do número absoluto registrado entre profissionais de enfermagem na Itália, primeiro epicentro do novo coronavírus no Ocidente. 

Vamos valorizar, cada vez mais, os profissionais de enfermagem, que não medem esforços para cuidar da saúde e da vida da população. Respeitar as medidas de proteção contra a covid-19, sobretudo o distanciamento social, também é uma forma de mostrar respeito pelo trabalho dessas pessoas. Porque assim será possível frear o aumento do número de casos e, consequentemente, não sobrecarregar o dia a dia desses profissionais na linha de frente.

Crédito da imagem: Freepik.