Isolamento x ansiedade infantil

Isolamento x ansiedade infantil

Estar em confinamento devido aos cuidados com o novo coronavírus não é fácil. Após tanto tempo em casa não só os adultos sentem-se ansiosos pela situação, mas também as crianças. 

A tecnologia tem conseguido auxiliar muito durante esse período, tanto no trabalho quanto no lazer. Mas, com tantas restrições, o tempo em frente às telas aumentou principalmente para a garotada, que está mais conectada para se distrair da situação.

De acordo com a Dra. Luciana Rodrigues Silva, pediatra e presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP),  nesse momento os pais devem redobrar os cuidados com relação ao uso da tecnologia dos filhos. 
Para não prejudicar a saúde deles, os pais ou responsáveis precisam planejar tarefas que tirem os pequenos de ficar tanto tempo em frente às telas. Saiba como ajudar as crianças a controlarem sua ansiedade durante o confinamento.

Monte um planejamento 
Antes da pandemia, todo mundo tinha um planejamento de como iria ser sua semana ou o decorrer do dia. De início, ficar 24 horas dentro de casa acabou relaxando no cumprimento da rotina. 

A mesma coisa ocorreu com as crianças, portanto para não prejudicar o desenvolvimento e humor dos pequenos é necessário planejar-se!

Liste horas para cada uma das atividades a serem executadas: acordar, estudar, pausa para brincadeira e horário para poder acessar a internet. 

Auxilie no início para criar o hábito
Dependendo da idade da criança, transformar a tarefa em hábito pode ser um pouco trabalhosa, por isso será necessário auxiliar no começo. Por exemplo, se a criança for assistir aula na cozinha, ela não vai conseguir se concentrar com barulhos, ficando ansiosa. 

Então, quando for a hora de estudar, sente-se junto com ela, separe um cômodo da casa sem distrações e acompanhe como ocorre a aprendizagem. 

Cuide da alimentação
O cotidiano dentro de casa pode propiciar o consumo de muitos alimentos, entre eles algumas “besteiras” como industrializados, doces e gorduras. 

É necessário cuidar para que a alimentação da criança seja balanceada, pois a ingestão desse tipo de comida acaba influenciando no aumento de peso e desenvolvimento de doenças. Portanto, a hora da alimentação precisa ter atenção. Adicione muitos vegetais, legumes e frutas para trazer benefícios à saúde.

Incentive a prática de algum esporte
Uma maneira de gastar a energia e ansiedade acumulada dentro de casa, é incentivar a criança a praticar alguma atividade física como pular corda, corrida, andar de bicicleta entre outros. 

Aproveite esse momento para você também mexer o corpo, escolha alguma que dê para você fazer junto ao seu filho, assim os laços também podem ficar mais fortes.

Use a tecnologia para unir as amizades
Com as restrições do coronavírus, os pequenos sentem falta dos amigos e familiares mais queridos. Para matar a saudade é hora de usar a tecnologia a seu favor, converse com outras mães ou responsáveis e escolham um tempo para que seus filhos possam fazer chamadas de vídeo. 

Vendo o outro colega, ambas as crianças ficarão mais felizes e tranquilas. Essa é uma maneira de continuar cultivando a amizade dos pequenos mesmo à distância.

Passar por uma pandemia não é uma tarefa fácil, pois deixa todos os seres humanos ansiosos e estressados e nem a garotada ficou livre disso. Mas, tudo pode ser resolvido com diálogo sobre o momento, com disciplina e planejamento.

Crédito da imagem: Freepik