Medicamento contra Alzheimer é aprovado nos EUA

Medicamento contra Alzheimer é aprovado nos EUA

Depois de 18 anos, um novo tratamento para o mal de Alzheimer foi aprovado, aumentando a esperança de quem lida diariamente com a doença. Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA) - agência reguladora de fármacos e alimentos do país - autorizou o medicamento Aduhelm, da empresa farmacêutica Biogen, considerado o primeiro desenvolvido para o combate do declínio cognitivo relacionado à causa da enfermidade.

Cerca de seis milhões de pessoas sofrem com o Alzheimer nos Estados Unidos. No Brasil, aproximadamente dois milhões de brasileiros são acometidos por algum tipo de demência, que afeta as atividades cerebrais e dificulta a cognição. Desse total, entre 40% e 60% correspondem a pessoas com a doença de Alzheimer, de acordo com dados de 2019 da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). 

Mais de dois bilhões de dólares foram investidos pela Biogen para o desenvolvimento do novo fármaco e de outras drogas experimentais para Alzheimer. A aprovação da FDA para o medicamento aconteceu sob uma “via acelerada especial”, que autoriza o uso de medicamentos que contam com uma chance razoável de oferecer algum tipo de benefício ao paciente, mesmo que haja incerteza sobre o seu funcionamento. 

Como age o Aduhelm

O medicamento foi desenvolvido para corroer a placa que se acumula no cérebro dos pacientes com Alzheimer. De acordo com cientistas, essa placa é responsável por eliminar as células cerebrais e causar a perda de memória.

Também conhecido por seu nome genérico, aducanumabe, o Aduhelm foi testado em dois ensaios clínicos de fase III em pacientes com versão leve da doença. Em um dos testes, o novo fármaco indicou uma redução do declínio cognitivo dos participantes, apesar de o resultado não ter se repetido em outro estudo.

A farmacêutica Biogen revisou os dados dos testes e afirmou que em doses mais altas a droga conteve o avanço do Alzheimer em 22%.

Fontes consultadas: Exame, BBC e G1.

Crédito da imagem: Freepik.