Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata

Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata

A campanha Novembro Azul tem como objetivo conscientizar toda a população sobre os cuidados com a saúde masculina, principalmente com relação ao câncer de próstata. No Brasil, diariamente, morrem 42 homens por conta da doença e 3 milhões convivem em tratamento segundo dados do Ministério da Saúde. 

Panorama da doença no Brasil
O câncer de próstata é o segundo mais comum nos brasileiros, em primeiro lugar está o câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos para 2020 é de até 65.840 diagnósticos.

Essa patologia costuma surgir a partir dos 65 anos, sendo que cerca de 70% dos diagnósticos ocorrem nessa faixa etária. A detecção é feita por meio de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. 

É comum a realização de exame por toque retal, junto ao exame de sangue que vai avaliar a dosagem do chamado “PSA” (antígeno prostático específico). Após a confirmação da presença de um corpo estranho na próstata, é retirado uma amostra para ser levada a biópsia, único exame que confirma o câncer. 

Sintomas
Quando o câncer de próstata está em sua fase inicial evolui de forma silenciosa, dessa forma grande parte dos pacientes não chegam a apresentar algum sintoma. 

Mas, se está em fase avançada, o homem pode sentir dor ósseas, infecção generalizada ou insuficiência renal, além de:

  • Dificuldade ao urinar;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Sangue na urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes no dia ou à noite.

Devido a doença ser silenciosa, a prevenção se faz extremamente necessária para detectar em sua fase inicial e conseguir tratá-la garantindo longevidade ao paciente. 

Tratamento
Ao ser realizado o diagnóstico e confirmação do câncer de próstata, o tratamento é avaliado conforme cada caso. Se o tumor está localizado, ou seja, só atingiu a próstata e não outros órgãos pode ser indicada a cirurgia e radioterapia.

Quando a situação é mais avançada são recomendados, geralmente, a radioterapia e cirurgia combinada com tratamento hormonal.

Porém, cada caso precisa ser avaliado por um médico especialista e discutido com o paciente os riscos e benefícios de cada procedimento.

Prevenção
A prevenção para o câncer de próstata consiste em adotar hábitos mais saudáveis de vida. É recomendado uma alimentação balanceada, com a presença de frutas, verduras, cereais, grãos e legumes junto a gordura em menor quantidade. 

Além da alimentação, a prática de uma atividade física é uma aliada na qualidade de vida. Outros hábitos saudáveis incluem a diminuição do consumo de álcool e não fumar. 

A ida regularmente ao médico também é uma maneira manter a saúde em dia e prevenir-se  diversas doenças, como o câncer de próstata. 

O Novembro Azul mostra sua importância ao levantar a bandeira para a saúde masculina. Cuidar-se também é coisa de homem.

Crédito da imagem: Jofreepik - Freepik.com