Obesidade: 96 milhões de pessoas estão acima do peso no País

Obesidade: 96 milhões de pessoas estão acima do peso no País
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em parceria com o Ministério da Saúde, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 20 anos, quatro em cada dez brasileiros apresentavam excesso de peso, a última informação é que agora são seis em cada dez brasileiros, ou seja, cerca de 96 milhões de pessoas estão acima do peso no País, isto é, resultado de sei Índice de Massa corporal (IMC), que indica que elas estão na faixa do sobrepeso ou de obesidade.
Ao olhar apenas para a porcentagem de adultos com obesidade, ela mais do que dobrou neste mesmo período, indo de 12,2% para 26,8%.
Entre os jovens de 15 a 17 anos de idade, a conclusão é de 19,4% estão com excesso de peso. Isso representa aproximadamente 1,8 milhão de indivíduos. E, entre eles, 6,7% já têm obesidade. O problema é mais prevalente nas meninas (8%) em comparação com os meninos (5,4%). Na faixa dos 18 aos 24 anos, há 33,7% de pessoas pesando além da conta. Já entre a população de 40 a 59 anos, a prevalência é de 70,3%.
Entre os adolescentes, observa-se uma maior incidência entre as mulheres. Na média geral, 29,5% do público do sexo feminino têm obesidade – praticamente uma em cada três, contra 21,8% dos homens. O sobrepeso, por sua vez, foi encontrado em 62,6% delas e em 57,5% deles.
O cenário é preocupante, pois é sabido que a tendência é de que os índices aumentem ainda mais no decorrer da vida, por uma série de fatores.

Outros dados da obesidade

Aproximadamente 800 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com obesidade;
As consequências médicas da obesidade custarão mais de US$ 1 trilhão em 2025;
Pessoas que vivem com obesidade têm duas vezes mais chances de serem hospitalizadas se forem acometidas pelo Covid-19;
Prevê-se que a obesidade infantil aumente 60% na próxima década, chegando a 250 milhões até 2030.

O que é obesidade e como ela acontece

Pela definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.
A obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças não transmissíveis (DNTs), como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer.
O tratamento inclui alimentação saudável com diminuição da ingestão de calorias e aumento da atividade física, podendo-se associar o uso de medicamentos. Em casos mais graves e refratários, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.

Fontes: abeso.org.br / bvsms.saude.gov.br • Crédito da imagem: iStock.com.br/Igor Alecsander