Obesidade: mudanças de hábitos são essenciais para a prevenção da doença

Obesidade: mudanças de hábitos são essenciais para a prevenção da doença
Cerca de dois bilhões de pessoas são acometidas pela obesidade e sobrepeso no mundo todo. É muito importante aumentar a consciência de que a obesidade é uma doença para que a população saiba como é fundamental fazer a sua prevenção.

Pela definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determina prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.

A obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças não transmissíveis (DNTs), como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC) e várias formas de câncer.

Fatos sobre a obesidade

  • 800 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com obesidade;
  • As consequências médicas da obesidade custarão mais de US$ 1 trilhão em 2025;
  • Pessoas que vivem com obesidade têm duas vezes mais chances de serem hospitalizadas se forem acometidas pelo Covid-19; 
  • Existe a previsão de que a obesidade infantil aumente 60% na próxima década, chegando a 250 milhões até 2030.

Números da obesidade no Brasil

De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, atualmente seis em cada dez brasileiros têm obesidade ou sobrepeso, ou seja, cerca de 96 milhões de pessoas.

Se for analisada exclusivamente a porcentagem de adultos com obesidade, percebe-se que ela mais do que dobrou nesse mesmo período, indo de 12,2% para 26,8%.

Entre os adolescentes, 19,4% estão com excesso de peso, o que representa, aproximadamente, 1,8 milhão de indivíduos. E, entre eles, 6,7% já têm obesidade. O problema é mais prevalente nas meninas (8%) em comparação com os meninos (5,4%).

A PNS indica, ainda, que na faixa etária dos 18 aos 24 anos, 33,7% das pessoas estão pesando além da conta. Na faixa entre 40 e 59 anos, a prevalência sobre para 70,3% dos indivíduos dessa idade estão com excesso de peso, isto é, a esmagadora maioria.

Na média geral, 29,5% das mulheres têm obesidade – praticamente uma em cada três – contra 21,8% dos homens. O sobrepeso, por sua vez, foi encontrado em 62,6% delas e em 57,5% deles.

Como prevenir a obesidade?

Qualquer que seja a sua idade, a prevenção da obesidade passa por fazer boas escolhas. É importante ter consciência desde cedo de que se pode comer de tudo, mas com moderação. Além disso, é necessário privilegiar o que é saudável. Assim, é estabelecido um verdadeiro estilo de vida focado no bem-estar.

Veja a seguir algumas medidas essenciais:

  • Fazer exercícios físicos três vezes por semana ou mais;
  • Ter uma dieta balanceada, com preferência a frutas, legumes, verduras e alimentos integrais;
  • Fazer acompanhamento médico e nutricional para saber como anda a sua saúde e verificar a atividade física mais adequada para a sua condição;
  • Contar com a ajuda do profissional de educação física, tanto para fazer os exercícios da forma certa quanto para garantir a perda de peso;
  • Focar no déficit calórico para perder peso;
  • Evitar consumir alimentos processados e ultraprocessados, por exemplo, molhos prontos e conservas;
  • Evitar fumar;
  • Adotar uma alimentação saudável;
  • Dormir bem para evitar desequilíbrios hormonais que aumentam a fome;
  • Ingerir água.

Fontes: bvsms.saude.gov.br / vigilantesdopeso.com.br
Crédito da imagem: iStock.com/Igor Alecsander