Profissionais de enfermagem: muito além dos cuidados com a saúde

Profissionais de enfermagem: muito além dos cuidados com a saúde

Profissionais da enfermagem: nunca se falou tanto deles nos últimos tempos que sempre foram tão essenciais nos cuidados com a saúde da população.

Por isso, hoje, Dia Internacional da Enfermagem, vamos ressaltar ainda mais a importância desses heróis que, mais do que nunca, estão cumprindo fielmente o seu propósito na batalha contra a covid-19.

A enfermagem constitui a maior força de trabalho na área da saúde em nível mundial, sendo que no Brasil a categoria representa 50%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme informa o Professor Sergio Martins Lopes, coordenador do curso de Enfermagem do Centro Universitário FMU.

“Nesse processo de assistência à saúde, o enfermeiro tem participação especial e fundamental, tanto no modelo individual quanto no coletivo. Apresenta formação técnica, científica, ética e humanística para realizar de modo diferenciado no processo de trabalho do cuidar, de administrar e de educar, atuando nos diferentes níveis de atenção, com vistas à promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde”, reforça o professor.

Uma única profissão, mas várias atuações

Pensando de forma rápida, a única coisa que vem na cabeça, na maior parte das vezes, sobre o trabalho dos enfermeiros é o dia a dia em ambientes ligados diretamente à saúde como hospitais, ambulatórios, clínicas e consultórios.

Porém, a profissão vai muito além. De acordo com o coordenador do curso de Enfermagem do Centro Universitário FMU, eles também podem exercer funções em empresas, offshore (assistência desenvolvida na área de exploração e produção de petróleo e gás natural em alto mar), escolas, universidades e, ainda, na prestação de consultorias.

Sergio comenta que, segundo o Conselho Federal de Enfermagem, Resolução COFEN Nº 581/2018, as linhas de atuação que agrupam as especialidades do enfermeiro estão distribuídas em três grandes grupos:

  • ÁREA I: saúde coletiva, saúde da criança e do adolescente, saúde do adulto (saúde do homem e da mulher), saúde do idoso; urgências e emergências;
  • ÁREA II: gestão;
  • ÁREA III: ensino e pesquisa.

“O enfermeiro atua nos diversos campos de saúde, em assistência direta e indireta ao paciente e na gestão de equipes, integrando a equipe multidisciplinar em busca de promover uma assistência de qualidade ao paciente seguindo a ética profissional e os princípios da instituição. Planeja, organiza, coordena, executa, supervisiona e avalia as atividades inerentes ao seu setor, observando normas, rotinas e diretrizes técnicas administrativas; participa de reuniões; cumpre e faz cumprir normas e rotinas da instituição bem como o Código de Ética, a Legislação de Enfermagem, Regimento Interno e os Princípios e Diretrizes do SUS e executa e/ou monitora as atribuições técnicas pertinentes ao serviço”, reitera o professor.

Heróis no combate ao novo coronavírus

Para Sergio, a diversidade da formação do enfermeiro e sua competência de liderança, o coloca como protagonista no combate à transmissão da doença, seja na prevenção, na luta contra a propagação e no tratamento dos infectados pelo novo coronavírus.

Referências consultadas. Enviadas pelo Professor Sergio Martins Lopes, coordenador do curso de Enfermagem do Centro Universitário FMU:

Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Resolução COFEN nº 581, de 11 de julho de 2018. Atualiza no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, os procedimentos para Registro de Títulos de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu concedido a Enfermeiros e aprova a lista das especialidades. Diário Oficial da União 2018; 18 jul.

Machado MH (Coord), Aguiar WF, LacerdaWF, Oliveira E,W Lemos, Wermelinger M, et al. Relatório final da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil (Convênio: Fiocruz/Cofen). Rio de Janeiro:28 volumes, NERHUS-DAPS-Ensp/Fiocruz e Cofen;2015.

World Health Organization. Global Health Workforce Statistics database; Geneva. [cited May 23, 2018]. Available from: http://www.who.int/hrh/statistics/hwfstats.