Qual a função do biomédico?

Qual a função do biomédico?


Em tempos de pandemia, as pesquisas para busca de medicamentos e a tão esperada vacina são uma esperança para as pessoas. E um dos profissionais que auxilia nesse trabalho é o biomédico.

Sua atuação contempla competências desde pesquisas sobre novos vírus, o desenvolvimento e validação de vacinas até a parte em que precisa ser realizadas ações de vigilância sanitária. 

O biomédico possui a capacidade de transitar entre diferentes áreas da saúde, ajudando em diversos meios. Por toda sua competência e importância, o dia 20 de novembro foi dedicado a celebrar o especialista tornando-se o Dia do Biomédico.

O que faz o biomédico?
De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), essa ciência tem como seu campo de estudos os serviços de diagnóstico laboratorial, além de pesquisas de doenças humanas e seus fatores eco-epidemiológicos. 

Como a formação é complexa, em que compreende todo o corpo humano junto aos fatores externos, esse especialista possui diferentes possibilidade de atuação. 

Desde uma análise clínico-laboratorial, chegando a realização dos exames de imagens, bancos de sangue, genética, bioindústria, perícia criminal, estética, biologia molecular, acupuntura entre outros. Segundo o CFBM, há no total 35 habilitações para trabalho ao biomédico. 

Atualmente, a biomedicina é uma área que encontra-se em alta. Recentemente um dos profissionais da área conseguiu um grande feito. Uma biomédica, chamada Jaqueline Goes de Jesus, realizou o sequenciamento do genoma do novo coronavírus no Brasil.

Ao fazê-lo, foi possível entender como o vírus se manifesta, de acordo com o clima de cada local, junto as condições de saúde de cada pessoa. Essa descoberta auxiliou as pesquisas para ficar cada vez mais próximas de uma estratégia de eliminação desse microrganismo.

A profissional biomédica responsável por esse feito, é doutora em Patologia Humana, uma das disciplinas que englobam a formação do biomédico. 

Formação do profissional
Para quem possui interesse em tornar-se um biomédico, é necessário cursar a graduação em Biomedicina, a qual tem duração em média de quatro anos.

Entre as matérias deste curso, estão desde ciências exatas, biológicas e da saúde, ciências humanas e sociais, além da ciências da própria biomedicina. Entre as disciplinas que formam o biomédico estão:

  • Diagnóstico por Imagem
  • Farmacologia
  • Fisiologia Humana
  • Genética Clínica
  • Imunologia Clínica
  • Líquidos Corporais
  • Microbiologia
  • Parasitologia
  • Patologia Humana
  • Políticas e Programas de Saúde
  • Virologia entre outros.

Após a conclusão do curso, o aluno de biomedicina precisa se regulamentar profissionalmente para exercer o ofício. É indicado o registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM).

Além da graduação, é recomendável que o especialista de biomedicina continue sempre a estudar e se atualizar das novidades do setor. Por isso, as pessoas que possuem pós-graduação e fazem parte de grupos de pesquisa de mestrado e doutorado acabam se sobressaindo pelo conhecimento.

Mitos e verdade sobre a profissão
Muitas pessoas ainda confundem as funções do biomédico. Para deixar mais claro, separamos os mitos e verdades mais comuns, como:

O biomédico também é um médico
Mito. Por mais que as profissões sejam parecidas, o médico trata as doenças diretamente nas pessoas, enquanto o biomédico, estuda e realiza pesquisas para desenvolver medicamentos e vacina para evitar patologias.

A atuação desse profissional se dá apenas nos laboratórios
Mito. O biomédico consegue atuar em diversas áreas, para se ter ideia são mais de 30. Após a graduação, a especialização vai auxiliar na definição do futuro e ambiente que deseja trabalhar. 

A graduação em biomedicina tem muita aula prática
Verdade. Como esse curso precisa ter muita bagagem e experiências, desde as primeiras aulas os alunos aprendem em laboratórios para que fiquem ainda mais preparados para a realidade do mercado de trabalho.

Biomédico pode trabalhar como perito criminal
Verdade. Por ser um trabalho minucioso, de pesquisa, entendimento do corpo humano, análise de amostras e vestígios de delitos, o biomédico pode fazer parte do corpo da polícia como perito criminal. Mas, para isso, será necessário a prestação de um concurso público e aprovação, para conseguir atuar nessa área.

Por todo o esforço e busca pelo conhecimento em facilitar a vida, descobrindo formas de combater vírus e bactérias, o biomédico se faz extremamente necessário em nossa sociedade. Ainda mais com a realidade do novo coronavírus, em que nos vários laboratórios estão presentes diversos profissionais como este para que possamos retomar a vida em segurança. 

Crédito da imagem: Vasyl Dolmatov - iStock.com