Reumatismo: saiba mais sobre a doença

Reumatismo: saiba mais sobre a doença

O dia 30 de outubro é conhecido pelo Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo, doença que envolve diversas enfermidades e que já afeta cerca de 12 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde.

“O reumatismo não é coisa de velho nem de idoso, pode ocorrer em qualquer idade e até mesmo em crianças pequenas”, explica a  Dra. Claudia Goldenstein Schainberg, médica especialista em reumatologia. 

O que é o reumatismo?
O reumatismo não é bem uma doença, na verdade consiste em um termo para doenças reumáticas as quais afetam o aparelho locomotor, como os músculos, articulações, cartilagem, tendões, articulações e ligamentos. 
Existe um grupo com mais de 100 doenças reumáticas que acometem o corpo humano. “Dor na coluna, osteoartrite ou artrose, conhecida como bico de papagaio, gota são as principais doenças reumáticas que atingem os brasileiros”, comenta Dra. Claudia. 

Essas enfermidades conseguem comprometer outras funções do organismo, como rins, coração, pulmões, olhos, pele e intestino. Por isso, é importante procurar uma médico a partir dos primeiros sintomas. 

Sintomas do reumatismo
Os sintomas podem variar conforme a patologia reumática, mas entre todas há alguns sinais comuns como:

Dores
Quem possui alguma das enfermidades que se encaixam no reumatismo costuma ter muitas dores, as quais geralmente ocorrem devido a inflamação nas articulações, dificultando a realização das atividades do cotidiano. Em alguns casos, a dor vem acompanhada de cansaço, alterações no sono e problemas intestinais.

Vermelhidões e inchaços
Como as doenças reumáticas geram um processo inflamatório, o paciente pode possuir inchaços em partes do corpo como pernas, joelhos e braços, além de vermelhidões. 

Febre e perda de peso
O reumatismo ataca o sistema imunológico, o que propicia que outros sintomas deixem a pessoa mais debilitada, como febre e até perda de peso. É importante observar cada sintoma que surgir em paralelo das inflamações nas articulações.

Mas, o que causa o reumatismo?
Essa doença possui ligação com o desgaste dos órgãos ou dos tecidos, conforme a idade vai passando. Mas, não é somente a única causa, falhas no sistema imunológico também podem propiciar a doença, além da genética.

Tratamento
Segundo Dra. Claudia, medidas físicas de reabilitação, fisioterapia e terapia ocupacional, além dos medicamentos para evitar incapacitação funcional e melhorar qualidade de vida, são os tratamentos mais indicados. 

“Procurar o médico especialista para tratar de forma correta e cedo, ter uma vida saudável, praticar atividade física, se alimentar bem, confiar no profissional e fazer o tratamento de forma correta são as ações mais recomendadas para conviver com a patologia da melhor maneira”, conclui.

Crédito da imagem: Phynart Studio - istock