Setembro Dourado: importância no diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil

Setembro Dourado: importância no diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil
O câncer é uma doença complexa e assustadora que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade. No entanto, quando se trata de crianças e adolescentes, o diagnóstico e tratamento do câncer assumem um significado ainda mais crucial. 

Apesar do câncer infantil ser uma realidade difícil, a detecção precoce e os avanços nos tratamentos têm aumentado as chances de cura e sobrevida. E dentro desse contexto, o Setembro Dourado tem um papel importante para reforçar o que é o câncer infanto-juvenil, seus principais tipos, sintomas, métodos de tratamento e a importância vital do diagnóstico precoce.

O que é o câncer infanto-juvenil?

O câncer infanto-juvenil refere-se ao conjunto de cânceres que afetam crianças e adolescentes, de 0 a 19 anos. Apesar de ser a primeira causa de morte dentro desse grupo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer infantil tem 80% de chances de cura se diagnosticado precocemente.

Ainda de acordo com o INCA, a cada ano cerca de 12 mil novos casos da doença surgem no país, com previsão de 2,7 mil mortes. E ao contrário do que acontece com adultos, onde alguns tipos de câncer podem ser prevenidos com a mudança no estilo de vida, as causas da maioria dos cânceres infantis ainda são desconhecidas. 

Principais tipos de câncer infantojuvenil

Diversos tipos de câncer podem afetar crianças e adolescentes, sendo alguns dos principais:

  • Leucemia: é o tipo de câncer mais comum na infância. Afeta os glóbulos brancos e tem subtipos, como a leucemia linfoblástica aguda (LLA) e a leucemia mieloide aguda (LMA);
  • Tumores cerebrais: podem ocorrer em várias partes do cérebro e sistema nervoso central (SNC), como o glioma e o meduloblastoma;
  • Neuroblastoma: um câncer que geralmente começa nas glândulas adrenais, que estão localizadas acima dos rins;
  • Linfoma de Hodgkin e Não-Hodgkin: afetam o sistema linfático e podem ocorrer em crianças e adolescentes;
  • Tumor de Wilms: um tipo de câncer renal que ocorre principalmente em crianças.

Tipos de tratamentos para o câncer infanto-juvenil

O tratamento do câncer infanto-juvenil geralmente envolve uma combinação de terapias, e o plano de ação é avaliado e criado para atender a necessidade de cada paciente. Trata-se de um planejamento interdisciplinar, envolvendo especialistas que sejam fundamentais para o tratamento. 

Desta forma, os tratamentos mais comuns para os cânceres infanto-juvenil são:

  • Quimioterapia: envolve o uso de medicamentos para destruir as células cancerígenas ou impedir seu crescimento;
  • Radioterapia: o uso de radiações de alta energia é utilizado para eliminar ou encolher tumores;
  • Cirurgia: a remoção cirúrgica do tumor, sempre que possível, é um tratamento que pode ser considerado;
  • Transplante de células-tronco: em alguns casos graves de leucemia ou outros cânceres do sangue, esse tipo de tratamento pode ser necessário. 

Sintomas e diagnóstico precoce de câncer infanto-juvenil

Os sintomas em crianças podem ser confundidos facilmente com sintomas de outras doenças comuns à infância e adolescência. No entanto, sintomas repentinos e/ou que se prolongam, merecem atenção. É preciso estar atento aos seguintes sinais:

  • Febre prolongada e inexplicada;
  • Perda de peso repentina;
  • Dores de cabeça persistentes;
  • Inchaço abdominal;
  • Fraqueza ou palidez;
  • Sangramento inexplicado.

Quanto mais cedo a doença for identificada, maiores são as chances de tratamento bem-sucedido e menor é o impacto na qualidade de vida da criança. A conscientização e a educação são essenciais para garantir que os pais, responsáveis e profissionais de saúde estejam cientes dos sinais de alerta e busquem atendimento médico imediatamente.

O Setembro Dourado é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre o câncer infanto-juvenil para que juntos, como sociedade, possamos trabalhar para garantir um futuro mais brilhante para todas as crianças e adolescentes enfrentando essa jornada desafiadora.

Fontes: sbp.com.br/ accamargo.org.br/ pequenoprincipe.org.br/

Crédito da imagem: iStock.com/FatCamera