Vacina BCG: proteção principal contra a tuberculose

Vacina BCG: proteção principal contra a tuberculose
A vacina de Bacilo de Calmette e Guérin (BCG) protege contra a tuberculose, que é uma doença infecciosa e transmissível, e afeta principalmente os pulmões. O imunizante garante a proteção contra a doença e evita que ela evolua para meningite tuberculosa ou tuberculose miliar, quadros considerados graves.

Entre os principais sintomas da tuberculose, é possível observar:

  • Tosse seca;
  • Emagrecimento;
  • Fraqueza;
  • Falta de apetite.

O tratamento varia de paciente para paciente, mas, basicamente consiste na administração de remédios feita pelo médico especialista, durante seis meses. O paciente precisa seguir cuidadosamente as recomendações e não interromper o uso dos remédios, para não prejudicar o tratamento.
Nas crianças, a tuberculose pode ser ainda mais séria, por isso, a vacina BCG é um imunizante que faz parte do Calendário Básico de Vacinação e deve ser aplicada ainda na maternidade, não ultrapassando os cinco anos de idade.

Contraindicações e reações da vacina BCG

Recém-nascidos com peso abaixo de dois quilos e gestantes não podem vacinar-se, por isso, a imunização de rebanho é tão importante para evitar a proliferação da doença e a evolução do quadro clínico.

A vacina BCG é aplicada no braço, preferencialmente, do lado direito. Essa vacina costuma formar uma pequena cicatriz onde é aplicada, o que é uma reação esperada, assim como os possíveis efeitos adversos que as pessoas podem sentir como:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular.

A vacina BCG, assim como todos os outros imunizantes, é de extrema importância para garantir o cuidado com a saúde. 

Fontes: www.hermespardini.com.br / brasilescola.uol.com.br / www.cnnbrasil.com.br
Crédito da imagem: iStock.com/Koldunova_Anna