4 de novembro, 2022

1ª a 7 de novembro: Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal

A Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal tem como objetivo estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal; apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle do câncer bucal; e difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer bucal.

Para o Sistema de Conselhos Regionais de Odontologia, o maior desafio no combate ao câncer bucal é a desinformação sobre a doença, daí a importância da divulgação de informações confiáveis oportunizadas por essa Semana Nacional.

Você sabe o que é o câncer bucal?

O câncer de boca, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, é um tumor maligno, que atinge a estrutura bucal (gengivas, bochechas, palato e a língua).

A parte posterior da língua, as amígdalas e o palato fibroso fazem parte da região chamada orofaringe e seus tumores têm comportamento diferente do câncer de cavidade oral.

O diagnóstico precoce é o fator principal para cura da doença, o que representa 95% de chance. Quando o paciente apresenta alguma sintomatologia como dor ou dificuldade de mover a língua, significa que o câncer já está em um estágio mais avançado e a chance de cura cai para 45%.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que o câncer bucal é mais comum em homens com idade acima dos 40 anos. Estima-se 11.180 casos novos da doença em homens e 4.010 em mulheres para cada ano do triênio 2020-2022. As regiões Sudeste e Sul apresentam as maiores taxas de incidência e de mortalidade da doença.

Sinais e sintomas mais relatados

Lesões na cavidade oral ou nos lábios, que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramento e estejam crescendo;Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas;Nódulos no pescoço;Rouquidão persistente.Nos casos mais avançados, observa-se:Dificuldade de mastigar e de engolir;Dificuldade na fala;Sensação de que há algo preso na garganta;Dificuldade para movimentar a língua.

Fatores que aumentam o risco do câncer de boca

Exposição ao sol sem proteção;Excesso de gordura corporal;Exposição a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, de cereais, têxtil e couro, amianto, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxico;Trabalhadores da agricultura e criação de animais, indústria têxtil, de couro, metalúrgica, borracha, construção civil, oficina mecânica, fundição, mineração de carvão, assim como profissionais cabeleireiros, carpinteiros, encanadores, instaladores de carpete, moldadores e modeladores de vidro, oleiros, açougueiros, barbeiros, mineiros, canteiros, pintores e mecânicos de automóveis;Infecção pelo vírus HPV está relacionada a alguns casos de câncer de orofaringe;Tabagismo – quem fuma cigarro ou utiliza outros produtos derivados do tabaco, como cigarro de palha, de Bali, de cravo ou kreteks, fumo de rolo, tabaco mascado, charutos, cachimbos e narguilé, entre outros, tem risco muito maior de desenvolver câncer de boca e de faringe do que não fumantes. Quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco de câncer.

Para diminuir os riscos de doenças múltiplas, aumentar a longevidade e evitar a perda da qualidade de vida, sugere-se uma dieta rica em legumes, verduras e frutas, visitas periódicas a médicos especializados e também ao dentista, uma vez que a saúde bucal não pode ser ignorada.

Recomenda-se, também, a prática de hábitos saudáveis, como exercícios físicos regulares, boas horas de sono e ingestão abundante de água.

Fontes: bvsms.saude.gov.br / drrafaelsato.com.br

Crédito da imagem: iStock.com.br/bymuratdeniz

4 nov, 2022

Compartilhe

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.