Com a chegada do outono, as temperaturas oscilantes e a baixa umidade do ar, que são características típicas desta estação, tendem a agravar as crises alérgicas respiratórias, levando à irritação das mucosas nasais e desencadeando sintomas como espirros, coriza, obstrução nasal, coceira no nariz, ouvido e garganta, tosse e dificuldade para respirar. Tais condições podem ser bastante incômodas e interferir na qualidade de vida das pessoas afetadas.
As alergias respiratórias são uma resposta imunológica anormal do corpo a substâncias inaladas, dentre os principais agentes que costumam desencadear as alergias, podemos citar:
Pólen;Poeira;Ácaros;Pelos de animais;Mofo;Fungos e produtos químicos.
Esses fatores são chamados de alérgenos e podem atingir qualquer pessoa de qualquer faixa etária. As principais alergias respiratórias são: rinite, sinusite, rinossinusite e asma.
Principais cuidados com as alergias respiratórias
Alguns dos principais cuidados que podem ajudar a prevenir ou aliviar as crises alérgicas respiratórias no outono incluem:
1. Usar umidificadores, o ar seco pode irritar as vias respiratórias e agravar os sintomas de alergia;
2. Manter os ambientes da casa arejados deixando as janelas abertas e, se possível, recebendo luz solar para afastar mofos e ácaros;
3. Evitar o contato com objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas mais pesadas, livros e bichos de pelúcia;
4. Evitar lugares fechado e contato com produtos químicos;
5. Manter uma alimentação saudável, isso fortalecerá o sistema imunológico e poderá reduzir a gravidade dos sintomas de alergia.
A melhor forma de cuidar e tratar as alergias respiratórias é através do acompanhamento médico, por isso, passe por consultas regulares com médicos especialistas, pois caso seja necessário, eles poderão indicar o uso de alguns medicamentos e orientar quanto ao tratamento para aliviar as crises alérgicas.
Fontes: hospitalpaulista.com.br / saude.abril.com.br / minhavida.com.br
Crédito da imagem: iStok.com/anatoliy_gleb