9 de novembro, 2022

Acidente vascular cerebral: distúrbio na circulação de sangue no cérebro

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é a doença que mais mata no Brasil, sendo também a principal causa de incapacidade crônica. Para se ter uma ideia da importância do conhecimento sobre a doença, uma em cada seis pessoas terá um AVC durante a vida e, cerca de 70% destas não retornarão para as atividades profissionais. As boas notícias são que ele pode ser efetivamente prevenido, e que os novos tratamentos estão cada vez mais eficazes, salvando vidas e diminuindo o número de debilitados.

“O AVC se caracteriza como um distúrbio na circulação de sangue no cérebro, privando os neurônios de receber adequadamente oxigênio e nutrientes essenciais. Em poucos minutos, as células do cérebro começam a morrer e, se não tratado adequadamente, o dano cerebral se torna irreversível”, explica o neurorradiologista da Neurológica, Dr. Pedro Magalhães.

Tipos de Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Existem dois tipos de AVC, o isquêmico, que ocorre quando há o bloqueio de uma artéria, impedindo que o sangue chegue até o cérebro; e o hemorrágico, que ocorre quando há ruptura de um vaso intracraniano.

Cerca de 85% dos AVC são isquêmicos e as principais causas são a formação de coágulos nas artérias do pescoço ou do cérebro, que impedem a circulação normal de sangue e as embolias que ocorrem quando um coágulo se desprende de outra parte do corpo e migra até bloquear uma artéria cerebral.

Os AVCs hemorrágicos (15% dos casos) são determinados, principalmente, por rupturas das artérias cerebrais, por aneurismas cerebrais ou malformações das artérias e veias do cérebro.

Principais sintomas de um AVC

Os sintomas do AVC são extremamente fáceis de reconhecer, e você deve ficar atento para qualquer um dos seguintes sinais:

Súbita dificuldade para falar ou entender o que está sendo dito;Paralisia ou fraqueza de um lado do corpo ou da face;Dificuldade súbita para enxergar;Dor de cabeça com início súbito; ePerda do equilíbrio e coordenação.

Testes para confirmar se uma pessoa está sofrendo um AVC

Solicitar que ela sorria (observar assimetria da boca);Solicitar que ela levante os dois braços (observar se um dos lados está fraco); eSolicitar que ela fale uma frase (observar se a fala está coerente).

O Dr. Magalhães ressalta: “Se os testes estiverem alterados, procure imediatamente o pronto socorro mais próximo”.

Fonte: neurológica.com.br

Crédito da imagem: iStock.com/utah778

9 nov, 2022

Compartilhe

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.