5 de maio, 2023

Maio Roxo tem como objetivo a conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais

A conscientização e o acompanhamento médico são as melhores formas de diagnosticar e tratar as doenças inflamatórias intestinais (DII).

A campanha Maio Roxo tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), que é um termo usado para descrever distúrbios que envolvem inflamação crônica do trato digestivo. Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as DII são classificadas principalmente pela doença de Crohn e retocolite ulcerativa.

A doença de Crohn é caracterizada pela inflamação do revestimento do trato digestivo e afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.

A Retocolite Ulcerativa é uma doença inflamatória do intestino grosso e se caracteriza por inflamação e ulceração da camada mais interna da mucosa intestinal.

É preciso ficar atento aos sintomas que podem variar de acordo com a intensidade da inflamação. Geralmente os sinais comuns à doença de Crohn e à Retocolite Ulcerativa incluem:

● Diarreia;

● Febre;

● Fadiga;

● Dor abdominal e cólicas;

● Sangue nas fezes;

● Apetite reduzido;

● Perda de peso não intencional.

O diagnóstico das DII é feito por meio da análise clínica, exames laboratoriais, endoscópicos (endoscopia digestiva alta e colonoscopia) com biópsias e radiológicos (tomografia ou ressonância magnética).

Apesar de a doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa não terem cura, o diagnóstico precoce e o tratamento contribuem para a remissão clínica, permitindo o controle da inflamação e redução dos sintomas. Em alguns casos, além de medicamentos é preciso ajustar a alimentação aderindo a dietas elementares ou poliméricas – que auxiliam na absorção em um intestino inflamado.

Essas medidas contribuem para a qualidade de vida dos pacientes, mas, cuidar da saúde só é possível através do acompanhamento médico regular que por sua vez viabiliza o diagnóstico precoce.

Fontes: ufpb.br / pfizer.com.br / brasil.org.br / pronep.com.br

Crédito da imagem: iStock.com/Panuwat Dangsungnoen

5 maio, 2023

Compartilhe

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.