O inverno é a estação mais fria do ano, com a chegada dele, o corpo sente a mudança, o que favorece o aparecimento ou até mesmo a intensificação de algumas doenças, entre elas as de causas dermatológicas.
A pele tende a ficar mais “seca” durante o período e devido à diminuição da oleosidade natural, que normalmente a protege de bactérias, fungos, vírus e outros agentes responsáveis pelas alergias, por exemplo. Essa condição favorece o aparecimento de algumas doenças.
Confira cinco das principais condições que afetam a pele:
Dermatite atópica: o principal sintoma é a pele seca com coceira, fazendo com que surjam lesões que podem ser desde pequenas feridas a placas maiores com a presença de sangramento. Essa condição é crônica e hereditária, não é contagiosa, e possui caráter reincidente, ou seja, há períodos de crises intensas e moderadas. Psoríase: os sintomas variam de paciente para paciente, mas, geralmente apresentam: manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas; pequenas manchas brancas ou escuras residuais pós-lesões; pele ressecada e rachada; coceira, queimação e dor; inchaço e rigidez nas articulações; unhas grossas, descolados e com depressões puntiformes. A psoríase é considerada uma condição crônica não contagiosa.Ictiose: é o termo dado às pessoas que possuem a pele seca e escamosa, condição que pode causar incômodo e dor na derme afetada. As áreas afetadas mais comuns são os membros, o rosto e o couro cabeludo.Rosácea: é considerada uma condição dermatológica caracterizada por uma inflamação crônica da pele do rosto, podendo aparecer também no queixo, bochechas, nariz e testa. Os principais sintomas são vermelhidão facial com caroços vermelhos inchados e pequenos vasos sanguíneos visíveis. Eczemas: é um tipo de dermatose que se caracteriza por apresentar várias lesões. Podendo afetar desde bebês até adultos, geralmente acomete a pele com a aparição de manchas vermelhas com bolinhas de água na superfície, há também o aparecimento de crostas na pele após o rompimento das bolhas. A doença pode se manifestar de forma aguda, subaguda, moderada e crônica.
Principais cuidados com a pele no inverno
Para evitar o aparecimento ou que os sintomas das doenças cutâneas se intensifiquem, é preciso adotar alguns cuidados, como:
Evitar tomar banhos muito quentes;Usar hidratantes corporais;Usar protetor solar no corpo e nos lábios;Beber bastante água para auxiliar na hidratação da pele.Cuidar da pele também é cuidar da sua saúde.
Fontes: sallve.com.br / dermacenterav.com.br / lucianapepino.com.br
Crédito da imagem: iStock.com/LightFieldStudios