28 de junho, 2023

Controle da Asma: Panorama da Asma pós-Covid

Panorama da asma pós-Covid

A asma é uma das doenças respiratórias crônicas que não possui cura. A principal característica desta doença pulmonar é a dificuldade para respirar que desencadeia a sensação de aperto no peito, tosse e respiração curta e rápida. Geralmente os sintomas tendem a piorar à noite, devido ao contato com substâncias alérgicas presentes muitas vezes no colchão, travesseiros e cortinas, além disso, o contato com a poluição ambiental e mudanças climáticas também podem desencadear ou até intensificar as crises asmáticas. Durante a pandemia de Covid-19, a asma foi considerada um fator de atenção, e posteriormente, de risco, em relação à doença que tinha como fator principal a falta de ar aguda, provocando ainda demais complicações pulmonares e sintomas similares à asma.No entanto, estudos e pesquisas revelaram que a asma não foi em si uma comorbidade que agravou os sintomas de Covid-10, assim como também, houve casos de pacientes que desenvolveram asma brônquica após a infecção por SARS-CoV-2, agente causador do Covid-10.

Panorama da asma pós-pandemia

Antes mesmo da chegada da pandemia, dados divulgados pela Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que, mais da metade (52%) da população adulta era acometida por pelo menos uma doença crônica, entre elas está a asma. O índice de crescimento foi de 4,4% para 5,3% – o que corresponde a 8,4 milhões diagnosticados de asma.Em contrapartida, ainda citando as estatísticas, o departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), indica que as medidas preventivas adotadas na pandemia de Covid-19 reduziram o número de internações de pacientes com asma no Sistema Único de Saúde (SUS).Os registros dos quadros de asma ainda são alarmantes e vale lembrar que durante a pandemia, muitas pessoas pararam de procurar os hospitais para evitar a infecção pelo coronavírus, que na época estava em sua fase inicial e ainda não havia nenhuma medida de prevenção eficaz disponível, como a vacina, por exemplo.Se não tratada adequadamente, a asma pode piorar os sintomas e pode levar o paciente a um quadro clínico grave e irreversível.Como aliviar as crises de asmaO diagnóstico de asma é feito pelo médico especialista em pneumologia, após analisar o quadro clínico e a intensidade dos sintomas, o médico indicará o tratamento adequado. Os mais comuns são a base de medicamentos anti-inflamatórios inaladores, as famosas “bombinhas”, de uso contínuo, que servem para ajudar a controlar as crises asmáticas, além de medicamentos para dilatar os brônquios, que ajudam a aliviar os sintomas mais fortes. No entanto, o paciente pode adotar alguns cuidados para evitar o agravamento das crises, são eles:Evitar ambientes fechados;Evitar contato com poeira;Manter colchões e travesseiros forrados para evitar o contato com agentes alérgicos; Evitar contato com bichinhos de pelúcia, almofadas e tapetes, pois costumam conter ácaros que desencadeiam as crises de asma.Ao sentir os sintomas da asma, não deixe de procurar atendimento de um especialista e cuidar da sua saúde!

Fontes: pfizer.com.br / gov.br / asbai.gov.br / folha.uol.com.br

Crédito da imagem: iStock.com/FatCamera

28 jun, 2023

Compartilhe

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.