14 de setembro, 2020

Covid 19, trombose e fatores de risco

Especialista fala sobre a doença levou à morte o jornalista do Sport TV em decorrência de uma trombose cerebral ocasionada após o apresentador ser diagnosticado com a covid-19

O apresentador da Rede Globo, Rodrigo Rodrigues foi mais uma vítima da covid-19. Ele ficou em coma induzido, após testar positivo para o coronavírus e passar por uma cirurgia para diminuição da pressão intracraniana, por conta de uma trombose venosa cerebral. O trombo é um coágulo, que pode ser parcial ou total, e se forma nos vasos sanguíneos, veias ou artérias, limitando o fluxo normal do sangue.

Quando isso ocorre, é diagnosticada a trombose, que pode se manifestar de diferentes formas. Segundo a Dr.ª Indianara Brandão, médica hematologista, “a trombose pode ter várias manifestações e diferentes causas: caso ela ocorra em uma veia profunda é definida como Trombose Venosa Profunda (TVP); já se o coágulo se formar em uma artéria, é chamado de trombose arterial (TA), e pode causar infarto ou acidente vascular cerebral (AVC)”.

Segundo a Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia, 1 em cada 4 pessoas no mundo morre em consequência de condições causadas pela trombose. Gestantes e mulheres no puerpério, assim como pacientes com câncer, estão entre os mais suscetíveis à desenvolver esses trombos ou coágulos. “Mulheres em idade fértil e que fazem uso de anticoncepcional, também estão mais vulneráveis à trombose”, explica a especialista. “Além disso, 3 em cada 10 pacientes que tiveram o problema podem voltar a desenvolver um novo episódio de trombose”. Embora os dados sejam alarmantes, o fato é que, na maioria dos casos, a doença pode ser prevenida.

A mais delicada complicação da trombose é o deslocamento do trombo da veia para o pulmão. “É quando ocorre o tromboembolismo pulmonar, ou embolia pulmonar como é mais conhecida, cuja a gravidade vai depender do tamanho e da quantidade de coágulos no pulmão”, enfatiza a médica que tem como método a abordagem integrativa. Recentemente, alguns estudos também relacionaram a doença à quadros mais graves da covid-19. Uma das maiores preocupações dessa relação diz respeito à identificação de uma forte ligação entre parâmetros anormais de coagulação (produtos de degradação do dímero D e fibrina) e a mortalidade. “Nesses casos o tratamento indicado e mais eficaz é feito com administração de anticoagulante”, salienta a Dr.ª Indianara. Médicos de vários países relatam problemas semelhantes. Uma análise realizada por cientistas chineses, com 183 pacientes diagnosticados com a covid-19, revelou que 71% dos que morreram apresentavam coágulos. Na Holanda, outro estudo com 184 pacientes internados em UTIs revelou que um terço deles tinha coágulos. Os casos devem ser investigados, pois a evolução desses coágulos podem ocasionar infartos, AVCs e até amputações “Em alguns casos, vemos a formação de grandes coágulos nas artérias, seja no coração, o que causa ataque cardíaco, nas artérias do cérebro, o que causa AVC, ou, ocasionalmente, nas artérias das extremidades, o que pode colocar em risco os braços e pernas do paciente e gera a possibilidade de que seja necessária amputação”, finaliza a médica”.

PRINCIPAIS CAUSAS DA TROMBOSE- Uso regular de anticoncepcional ou tratamento hormonal;- Tabagismo;- Ficar sentado ou deitado por longos períodos;- Hereditariedade;- Gravidez;- Presença de varizes;- Idade avançada;- Pacientes com insuficiência cardíaca;- Tumores malignos;- Obesidade;- Distúrbios de hipercoagulabilidade hereditário ou adquirido;- História prévia de trombose venosa.

Fonte: Dra. Indianara BrandãoFormada em clínica médica pela Faculdade de Valença (RJ) e hematologia pela Faculdade de Medicina do ABC. O foco de sua atuação é a medicina integrativa, que visa atender as necessidades de cada pessoa de acordo com suas particularidades individuais, cuidando do paciente e não da doença em si, promovendo a saúde. Faz uso do modelo de atendimento funcional, com abordagem no histórico genético e de estilo de vida, que podem comprometer a saúde a longo prazo, e no tratamento de doenças crônicas, por meio de anamnese minuciosa, adaptando um plano abrangente de todas as necessidades em busca de uma vida saudável.

14 set, 2020

Compartilhe

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.