31 de março, 2021

Dia da Saúde e da Nutrição: cuide da sua alimentação e viva mais

Uma alimentação saudável pode ser a chave para uma saúde plena. Afinal, quem come bem, de forma equilibrada e com itens naturais e nutritivos, fortalece o organismo para a prevenção de uma série de doenças.

O Dia da Saúde e da Nutrição (31/03) é celebrado para chamar a atenção da população sobre a importância da alimentação saudável e para a reflexão sobre as escolhas dos itens consumidos em cada uma das refeições do dia. Desde 2015, as iniciativas realizadas no país em comemoração à data têm como foco a importância da comida preparada em casa, utilizando alimentos naturais.

Com a pandemia da covid-19, uma das mudanças pelas quais muitos brasileiros tiveram que passar diz respeito aos hábitos alimentares. Com o isolamento social e as pessoas passando mais tempo em suas casas, adaptações foram necessárias. De acordo com a pesquisa “Alimentação na pandemia – como a covid-19 impacta os consumidores e os negócios em alimentação”, realizada em abril de 2020 pela consultoria especializada em food service Galunion, em parceria com o Instituto Qualibest, 93% das pessoas, na época, estavam preparando comida no lar. Com a pandemia, 44% aumentaram o preparo de refeições em casa, 31% aumentaram a compra de alimentos para preparar em domicílio e 15% não faziam comida em casa e passaram a fazer pedidos de entrega de compras do mercado. 27% dos que já faziam disseram ter reduzido o pedido de delivery.

Apesar de refletirem uma necessidade, esses dados mostram que boa parte da população está cozinhando em casa, e isso é positivo. Pois, assim, estão dando uma atenção maior ao preparo do que consomem, e sendo esses pratos mais saudáveis estão, consequentemente, beneficiando a própria saúde de forma integral.

O poder dos alimentosMuito além de manter a “barriga cheia” e satisfazer um desejo ou a vontade de comer alguma coisa, os alimentos são poderosos e cumprem um importante papel no funcionamento do organismo, influenciando diretamente na saúde.

É comprovado que a adoção de novos hábitos alimentares contribui para a prevenção de vários fatores de risco à saúde. Opções naturais como frutas, legumes, verduras, grãos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos são importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais e de outros compostos essenciais que ajudam a evitar doenças como obesidade, hipertensão arterial, alterações nos níveis de glicose e colesterol – sendo que algumas dessas enfermidades aumentam o risco de complicações da covid-19.

A obesidade, por exemplo, é uma preocupação entre os brasileiros. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 96 milhões de pessoas em todo o país (60,3% da população adulta) apresentam IMC (Índice de Massa Corporal) maior que 25 kg/m², classificadas com excesso de peso.

Outros benefícios da alimentação saudável:

Mais energia e disposição para a prática de atividades diárias;Melhora do sistema imunológico, prevenindo doenças infecciosas;Redução dos riscos de doenças crônicas;Melhor crescimento e renovação dos tecidos, principalmente pele, ossos e músculos;Favorece a concentração e o bom funcionamento da memória;Regula a produção de hormônios;Previne o envelhecimento precoce;Melhora a qualidade do sono.

Como anda sua alimentação? Aproveite a data e faça uma reflexão!

Crédito da imagem: kerdkanno – iStock.

31 mar, 2021

Compartilhe

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.