19 de abril, 2021

Entenda como a vacina age em seu corpo

As vacinas são desenvolvidas com o objetivo de estimular a “memória imunológica” no organismo. Dessa forma, quando recebe a vacina, o corpo é estimulado a produzir anticorpos

A vacinação contra a covid-19 começou no Brasil e no dia 21 de janeiro iniciamos o plano de imunização dos nossos profissionais que estão na batalha contra o vírus há meses. Seguindo o cronograma com os grupos prioritários, o objetivo é que toda a população seja vacinada.

Toda vacina é desenvolvida com o intuito de estimular a “memória imunológica” no organismo, introduzindo o agente patogênico inativado, enfraquecido ou outras formas de estimular a resposta imune.

Quando o sistema imunológico é atacado por um microrganismo, produz uma reação em cadeia com o objetivo de frear a ação desses agentes. Portanto, quando somos vacinados, nosso corpo é estimulado a produzir anticorpos e quando houver a infecção, o organismo terá uma resposta rápida frente ao agente infectante.

A seguir, o Dr. Marcos Antonio Cyrillo, médico infectologista do Hospital IGESP, esclarece as principais duvidas relacionadas ao tema.

Perguntas frequentes:- Pessoas que já testaram positivo para covid-19, que vivem com HIV, possuem doenças como asma, DPOC, cirrose, diabetes, pressão alta, cardiopatia e epilepsia também podem tomar a vacina?Sim, pois as vacinas contêm vírus inativados, atenuados ou fragmentos de vírus, sem a capacidade de produzir doenças.

– Pessoas que estão em tratamento de câncer ou que já fizeram o tratamento também podem tomar a vacina?O ideal é consultar o médico responsável pelo paciente.

– Pessoas que tiverem febre (maior que 37,5º) nas últimas 24 horas antes da aplicação ou que estiverem com febre no momento da aplicação podem tomar a vacina?O ideal é consultar o médico responsável pelo paciente.

As vacinas são comprovadamente um meio eficaz de proteger as pessoas contra inúmeras doenças.

Fonte: Hospital IGESP

Crédito da imagem: Freepik

19 abr, 2021

Compartilhe

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.