28 de outubro, 2021

Há 15 milhões de brasileiros com algum tipo de doença reumática no Brasil

O reumatismo não é uma doença, é um termo popular e genérico que designa um grupo de mais de 120 tipos de doenças diferentes em manifestações e formas de tratamento. Ele se refere a um grupo de doenças que acometem articulações, ossos, tendões e músculos, além do sistema imunológico. Podem aparecer em outros órgãos, como rins e coração, e acometer pessoas de todas as idades, inclusive crianças.

Pode ser artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, fibromialgia, artrite reumatoide, lúpus, osteoartrite (conhecida popularmente como “bico de papagaio”, é uma das mais comuns e atinge até 60% da população), febre reumática, osteoporose e por aí vai.

Diante do crescente número de diagnósticos por doenças reumáticas, o dia 30 de outubro foi fixado como a data dedicada à Luta Nacional Contra o Reumatismo. O objetivo é conscientizar a população contra ideias erradas e mesmo preconceitos que envolvem essas doenças. Por exemplo: reumatismo é doença de velho.

Não. Bebês podem ter artrite idiopática juvenil. Reumatismo provoca dor nas juntas. Sim. Mas não afeta apenas o sistema musculoesquelético, mas também pode ser uma doença de pele, acometer o sistema respiratório ou gastrointestinal, por exemplo. Pessoas com reumatismo podem ter sinusites ou problemas no pulmão ou na pele, dentre outros, e não sentir nenhuma dor nas articulações.

Ao contrário de algumas doenças tidas como silenciosas (hipertensão e diabetes, por exemplo), em geral, o reumatismo pode ser mais facilmente percebido: o próprio paciente pode identificar os primeiros sintomas.

Uma dor nas costas pode ser doença reumática. Dores ao esticar os braços sobre a cabeça ou ao elevar os ombros até tocar o pescoço podem ser sinais de doença reumática. E, se a enfermidade for descoberta logo nos primeiros sintomas e o paciente tiver tratamento adequado, pode levar uma vida normal, diminuindo assim os riscos de incapacidade física.

Apesar de afetar homens e mulheres, jovens e idosos, a maior prevalência é entre as mulheres com idade entre 30 e 40 anos, mas com uma amplitude gigantesca. No mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que há 38 milhões de pessoas com reumatismo. No Brasil a estimativa é de há 15 milhões de brasileiros com algum tipo de doença reumática.

Diagnóstico e tratamento

Ao perceber dor nas articulações, principalmente por mais de seis semanas, acompanhada de vermelhidão, inchaço, calor ou dificuldade para movimentar as articulações (especialmente ao acordar pela manhã), é preciso procurar ajuda médica. Pode ser uma doença reumática. O cuidado e o manejo das doenças reumáticas incluem tratamentos diversos (com a utilização de práticas integrativas e complementares, exercícios, terapia física, entre outros) e tratamento farmacológico (com o uso de medicamentos, como anti-inflamatórios e cortisona).

Algumas condições, como a artrite psoríaca, a artrite reativa e a artrite reumatoide, requerem tratamentos específicos, seguidos pelos Protocolos Clínicos de Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde (MS).Por isso, é fundamental a combinação de serviços de saúde da atenção básica com os serviços de outros especialistas da Rede de Atenção à Saúde.

Principais sintomas

– Dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas;

– Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações;

– Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar;

– Dores ao esticar os braços sobre a cabeça;

– Dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.

Saiba mais

O sistema musculoesquelético é o sistema que dá a sustentação (ossos) e mobilidade (músculos) ao nosso corpo. Sua estrutura é muito complexa, pois é composto por mais de 230 ossos e cerca de 639 músculos, que desempenham funções variadas, como proteger órgãos vitais (crânio e costelas), sustentar-nos na posição ereta e permitir atos como andar, pegar, pular etc.

Fontes: reumatologiapr.com.br / bvsms.saude.gov.br / hospitalbrasilia.com.br

Crédito da imagem: iStock.com/seb_ra

28 out, 2021

Compartilhe

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.