A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo essencial para a proteção da vida, já que atua como uma barreira protetora contra fatores externos. Além disso, a epiderme também tem a função de regular a temperatura corporal e permite que possamos sentir o tato. Por isso, é essencial adotar uma rotina de cuidados com a pele, e a hidratação é uma das principais formas de protegê-la.
O principal sinal da falta de hidratação é a pele seca acompanhada de descamação leve e até rachaduras, o que pode fazer com que a epiderme perca a sua capacidade de defesa.
Esse cuidado não é apenas estético, ele está relacionado diretamente com a saúde, já que a hidratação adequada da pele é fundamental para mantê-la saudável e protegida contra os agentes externos presentes no ambiente que podem causar irritações cutâneas e enfraquecer o tecido.
Autocuidado diário
A melhor forma de cuidar da pele é promover o autocuidado e praticar hábitos diários como, por exemplo:
Beber água, dessa forma você contribui para a hidratação de todo o corpo e principalmente da pele;Consumir alimentos ricos em água como, por exemplo, melancia, morango, tomate e alface que possuem em sua composição mais de 90% de água;Tomar banhos rápidos em temperatura morna ou fria, a água quente resseca a pele;Fazer o uso de cremes hidratantes de acordo com o tipo de pele, pelo menos duas vezes ao dia e aplicá-los logo após o banho.
Dica importante
Você pode estabelecer três pilares para manter uma rotina de cuidado e promover a hidratação da pele, para isso foque em limpar, hidratar e proteger.
Para limpar a pele é possível usar sabonetes esfoliantes e produtos que retiram a oleosidade e resíduos. Como já citamos acima, é possível hidratar a pele ingerindo água e através do uso de cremes. A proteção está atrelada ao cuidado com os produtos que usamos no dia a dia, avaliar a composição, é a melhor forma de evitar o contato com substâncias nocivas à pele e consecutivamente a saúde.
Fontes: julianatoma.com.br / log.webcontinental.com.br / boxmagenta.com.br / boxmagenta.com.br
Crédito da imagem: iStock.com/AntonioGuillem