A tosse funciona como uma espécie de defesa do corpo humano, ela acontece quando o corpo tenta desobstruir ou expelir qualquer corpo estranho que esteja presente nas vias aéreas. A tosse pode ser causada por um simples resfriado ou até mesmo por doenças mais graves, como por exemplo, câncer de pulmão. Por isso, é de extrema importância ficar atento a este sintoma e tratá-lo quando ele aparecer.
Assim como há diversas causas, há também vários tipos de tosse, entre eles podemos citar:
Tosse seca: é uma tosse sem produção de muco ou catarro, e geralmente é causada por uma irritação na garganta.Tosse produtiva: é uma tosse que produz catarro ou muco. Geralmente é causada por uma infecção respiratória, como um resfriado ou gripe.Tosse crônica: é uma tosse que dura mais de oito semanas. Pode ser causada por uma variedade de condições, como asma, refluxo gastroesofágico ou bronquite crônica.Tosse noturna: é uma tosse que ocorre predominantemente durante a noite e pode ser causada por uma variedade de condições, como asma, refluxo gastroesofágico ou apneia do sono.Tosse aguda: é uma tosse repentina e intensa que pode ser causada por uma infecção respiratória aguda, como uma bronquite aguda ou pneumonia.Tosse crônica com produção de muco: é uma tosse persistente que produz muco e pode ser um sintoma de doenças pulmonares crônicas, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).Tosse alérgica: é uma tosse causada por uma reação alérgica a um alérgeno, como pólen, ácaros ou pelos de animais.
Independente da causa, a tosse é um sintoma e não uma doença, por isso, é preciso investigar o seu aparecimento através do acompanhamento médico que indicará o melhor tratamento e remédio para a causa específica. Manter-se hidratado(a), evitar acúmulo de poeira e mofo, além de evitar o choque térmico entre ambientes quentes e frios, são algumas das formas de prevenir as condições que podem desencadear o aparecimento da tosse.
Fontes: boaconsulta.com / superafarma.com.br / careplus.com.br
Crédito da imagem: iStock.com/Moyo Studio