A visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente pois, cerca de 80% das informações recebidas são obtidas por seu intermédio. Os olhos merecem atenção especial, que inclui visitas regulares ao oftalmologista para medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer outras alterações que requeiram tratamento médico como forma de prevenir complicações que possam levar à cegueira. Doenças como hipertensão e diabetes podem provocar o aparecimento de sintomas oculares e requerem acompanhamento constante.
É importante lembrar que a visão é um dos principais sentidos humanos, mas ainda não recebe a devida atenção. Será que você está cuidando da sua saúde ocular? Pesquisas indicam que 34% dos brasileiros nunca se consultaram com um médico oftalmologista. Outro dado alarmante é que 74% dos pacientes só buscaram atendimento após se queixar de se queixar de algum problema na visão.
Principais doenças oculares
Conjuntivite aguda bacteriana: é reconhecida pela vermelhidão, secreção aquosa, mucosa ou purulenta. Recomendações: fazer lavagens e limpeza local frequentes com soro fisiológico ou água filtrada fervida. Se não houver melhora em dois ou três dias, deve-se procurar um oftalmologista.Conjuntivite aguda viral: é reconhecida pela vermelhidão, lacrimejamento e pouca ou nenhuma secreção; às vezes pode ocorrer hemorragia. Se não houver melhora em uma a três semanas, deve-se procurar um oftalmologista.Tracoma: é uma conjuntivite crônica, reconhecida por vermelhidão ocular, que pode levar à cegueira. Deve ser tratada por oftalmologista.Catarata: é a opacificação do olho (cristalino). É reconhecida pela alteração de cor da pupila, que pode variar entre o cinza e o branco. Acarreta a perda gradativa da acuidade visual, porém sem dor. Deve ser tratada por meio de cirurgia pelo médico oftalmologista;Glaucoma: é o aumento da pressão intraocular. Deve ser diagnosticada e tratada pelo oftalmologista.
Prevenção de acidentes oculares
Guardar substâncias inflamáveis, químicas e/ou medicamentos fora do alcance de crianças;Objetos pontiagudos ou cortantes, como facas, tesouras, não devem ser manuseados por crianças;Brinquedos potencialmente perigosos, como estilingue, dardo, flecha, devem ser evitados;Usar cinto de segurança no carro;Transportar crianças no banco de trás do carro e quando menores de dois anos, usar cadeira apropriada;Tomar cuidado especial com esportes violentos e brincadeiras infantis;Manter as crianças longe do fogão, quando em uso.
Dicas para proteger os olhos
Usar protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir seus olhos;Lavar os olhos com bastante água limpa se neles cair qualquer líquido;Usar óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;As mulheres devem tomar cuidado com as maquiagens, pois algumas podem provocar alergia;Utilizar óculos escuros em ambientes com claridade excessiva;Procurar o oftalmologista periodicamente!
Fontes: bvsms.saude.gov.br / bayer.com.br
Crédito da imagem: iStock.com/gerenme