21 de julho, 2022

Testes rápidos são aliados na detecção de doenças respiratórias no inverno

Em tempos de pandemia, como diferenciar Covid-19, gripe, bronquiolite e doenças respiratórias que apresentam sintomas semelhantes? Diagnosticar corretamente cada infecção é fundamental para receber o tratamento adequado e se recuperar rapidamente. Neste cenário, diversos testes rápidos – não apenas para detectar o novo coronavírus – ajudam a acelerar os diagnósticos.

“A maneira mais eficaz de controlar a transmissão de doenças respiratórias, como o Covid-19 ou a influenza, por exemplo, é por meio da testagem e do isolamento. Por isso, a partir dos primeiros sintomas, recomendamos rapidamente a busca pelo diagnóstico”, explica o médico patologista clínico e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Dr. Álvaro Pulchinelli Júnior.

Aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os testes rápidos contribuem para identificar diversos vírus que causam doenças respiratórias, como o novo coronavírus, o da influenza (gripe) A e B, o vírus sincicial respiratório (RSV), responsável pelo aparecimento de bronquiolite, mais comum em crianças, e consiste em uma inflamação nos bronquíolos – ramificações finas que chegam aos pulmões, além do Estreptococos A, causador, principalmente, de infecções na garganta.

O especialista comenta também que, apesar de serem doenças com maior incidência no inverno, a sazonalidade destas infecções teve seus padrões alterados após a chegada da pandemia de Covid-19.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a baixa adesão à vacina contra influenza no ano passado contribuiu para um surto de gripe no País entre dezembro de 2021 e início deste ano, uma vez que, dos 80 milhões de doses disponíveis, somente 40 milhões foram aplicadas.

Os testes rápidos são muito confiáveis e podem ser utilizados em qualquer lugar.

Fonte: Máquina Cohn Wolfe

Crédito da imagem: iStock.com/gerogeclerk

21 jul, 2022

Compartilhe

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.