Quando o assunto é coração, todo cuidado é pouco. Além de cuidar da saúde de forma habitual, para viver uma vida de forma plena é necessário realizar exames e consultas para verificar como está o funcionamento do sistema circulatório. É aí que entra o médico cardiologista, o responsável por cuidar do músculo mais importante do corpo: o coração.
O profissional da área da Cardiologia é extremamente importante quando o assunto é saúde do coração, já que se dedica com muita responsabilidade na avaliação e no diagnóstico de todo o sistema circulatório.
O que faz um médico cardiologista?
O cardiologista é aquele que cuida da saúde do coração. Assim, os médicos que atuam nessa área são responsáveis pela consulta, diagnóstico, tratamento de doenças e disfunções ligadas ao sistema cardiovascular.
A maior responsabilidade de um Médico Cardiologista é, em primeiro lugar, realizar uma consulta com o paciente, fazendo assim uma entrevista para conhecê-lo melhor, avaliando seus costumes diários como a alimentação, os movimentos realizados no dia a dia, o histórico familiar, entre outros.
Assim, vem a parte da realização dos exames e testes físicos para analisar o resultado e apresentar ao paciente o diagnóstico que pode apresentar (ou não) disfunções no sistema cardiovascular. Após indicar a situação de saúde, o Médico Cardiologista oferece opções necessárias para a saúde e bem-estar, tal como como mudanças na dieta, realização de atividades físicas e, claro, a realização dos exames regulares.
Dentro da Cardiologia: as especialidades médicas do profissional
Por ser responsável pelo diagnóstico e tratamento do paciente de diversas doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, o cardiologista também pode realizar diferentes técnicas de cirurgia e transplantes.
Dentro da Cardiologia, há algumas subespecialidades: a ecocardiografia, a ultrassonografia, a ergometria e pneumologia são algumas delas. Acompanhe e conheça mais sobre o profissional de cada uma dessas áreas:
Ecocardiografia: o médico cardiografista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças e disfunções atreladas ao sistema cardiovascular, sendo aquele que realiza exames de ecocardiografia. Além de orientar pacientes, pode fornecer laudos, prescrever medicamentos e, se necessário, encaminhar o paciente para a realização de outros exames.
Ultrassonografia: já o médico ultrassonografista é responsável por realizar exames de ultrassom geral, sendo o médico especialista que avalia e diagnostica como estão as estruturas superficiais e internas do corpo.
Pneumologia: a Pneumologia é uma área da Cardiologia que tem o objetivo de estudar e investigar doenças relacionadas ao aparelho respiratório. Assim, o especialista nessa área avalia como estão os pulmões, traqueias e brônquios do paciente.
Ergometria: o profissional da área da Ergometria realiza o diagnóstico de afecções cardiovasculares e também atua na avaliação terapêutica, tanto para fins de condicionamento físico como de reabilitação.
Existe hora certa para procurar um médico cardiologista?
É recomendado que os exames sejam realizados na adolescência para acompanhar o estado geral da saúde do coração. Depois dos 45 anos de idade, é fundamental que os homens façam exames com uma frequência maior, já que o surgimento de doenças tende a aumentar. Já para as mulheres, o mais indicado é que os exames regulares sejam feitos após a menopausa, por volta dos 50 anos.
Quanto à terceira idade, é ideal que o checkup esteja sempre em dia para acompanhar o estado de saúde do coração para acompanhar e evitar possíveis riscos de doenças cardiovasculares.
Antes de começar a praticar atividades físicas, faça um checkup para avaliar se está tudo bem.
O checkup consiste em uma bateria de exames onde o profissional avalia como está o funcionamento do coração. A partir deles, é possível identificar indícios de problemas cardiovasculares ou respiratórios como, por exemplo, sopro, arritmia ou infarto.
Exames para cuidar do coração
Ecocardiograma de estresse: o esforço do bem;Eletrocardiograma: para verificar os seus batimentos cardíacos;Doppler: avaliação dos vasos sanguíneos;Holter ou Eletrocardiograma Dinâmico de 24 horas: para avaliar o comportamento do coração;M.A.P.A: um mapeamento dos seus níveis de pressão;Prova de Função Pulmonar: exame que avalia os fluxos de ar;Teste Ergométrico: avaliação do sistema cardiovascular;Ultrassonografia: visualiza o fluxo sanguíneo em tempo real.
Fonte: ccr.med.br
Crédito da imagem: iStock.com/SDI Productions