18 de setembro, 2020

Você sabe quando precisa procurar um ortopedista?

No dia 19 de setembro é comemorado o Dia do Ortopedista, profissional responsável por cuidar dos ligamentos, ossos, músculos e articulações dos nossos pés. A data foi escolhida devido ao início das atividades da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, em 19 de setembro do ano de 1935.

O médico ortopedista possui um papel fundamental para a saúde da população: “Trabalhamos com a identificação precoce, a prevenção e tratamento das doenças congênitas (no nascimento) como as adquiridas na infância”, comenta Dr. Rodrigo Vetorazzi, médico ortopedista do Hospital Albert Sabin de São Paulo.

Mas, você sabe quando é necessário procurar um médico dessa especialidade? Reunimos informações sobre a atuação do ortopedista. Confira!

Atuações do médico ortopedistaAlém das doenças adquiridas na infância e nascimento, o ortopedista tem sido primordial para o tratamento após acidentes, na recuperação dos pacientes, principalmente dos automobilísticos que resultam em fraturas e traumas osteoarticulares.

Com o aumento da prática esportiva, o médico ortopedista atua cuidando e prevenindo lesões desde pessoas comuns a atletas. Ainda conforme o envelhecimento da população, o médico ortopedista também auxilia em doenças como a osteoartrose, osteoporoses e fraturas.

Entretanto, engana-se quem pensa que a ortopedia cuida apenas dos pés. Segundo o Dr. Rodrigo, a ortopedia é uma especialidade bastante ampla, subdividida em várias subespecialidades que cuida de todas as partes osteoarticulares do corpo exceto o crânio e face. Com relação às subespecialidades, estão:

Traumatologia: atua principalmente nas fraturas, luxações, entorses e contusões decorrentes de traumas.

Ortopedia de coluna: todas as afecções da coluna, como hérnia discal, lombalgia, cervicalgia, afecção do nervo ciático, escoliose, entre outras e também das fraturas do segmento.

Ombro e cotovelo: principalmente das lesões como bursite, síndrome do manguito rotador, epicondilites e fraturas locais.

Joelho: afecção do joelho.

Pelve e quadril: artrose do quadril, prótese de quadril, bursite, necrose da cabeça femoral e fraturas pélvicas e femorais proximais.

“A abrangência da ortopedia permite cuidar das pessoas desde seu nascimento até a melhor idade. Por isso, o Dia do Ortopedista é importante para o conhecimento da atuação desse profissional no tratamento de diversas doenças em que são tão frequentes em determinados estágios de vida, além de prevenir patologias que geram bastante limitações e riscos na população de mais idade”, reforça o médico ortopedista do Hospital Albert Sabin de São Paulo.

18 set, 2020

Compartilhe

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.